Fechar
GP1

Internacional

Donald Trump conversa com Xi Jinping e planeja viagem para a China

A conversa aconteceu no mesmo dia em que Xi teve uma videoconferência com Vladimir Putin.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o ditador da China, Xi Jinping, dialogaram por telefone nesta quarta-feira (04), informou a chancelaria chinesa. Uma suposta visita de Trump ao país asiático está planejada para abril. A conversa ocorre após os líderes terem alcançado uma trégua comercial em novembro de 2025.

Jinping e Trump conversaram na noite desta quarta-feira (horário da China). O teor da conversa não foi totalmente especificado. Trump, por sua vez, detalhou que foram discutidos, durante a conversa, a situação do Irã, Taiwan, Ucrânia, além de temas relacionados ao comércio entre as duas nações.

Foto: Marcos Corrêa/Presidência da República e Reprodução/FacebookXi Jinping e Donald Trump
Xi Jinping e Donald Trump

A conversa aconteceu no mesmo dia em que Xi teve uma videoconferência com Vladimir Putin, ditador da Rússia. Segundo informações, os dois abordaram pouco a cooperação estratégica entre os países. O que chama a atenção é que o diálogo ocorreu próximo ao fim do START III, o último tratado de desarmamento nuclear em vigência entre Rússia e Estados Unidos.

A Rússia e a China solicitaram a Trump que prolongue por um ano o cumprimento dos limites contemplados pelo START III, em linha com a proposta de Putin. O Kremlin informou que ambos os líderes abordaram, entre outros temas, a cooperação com Venezuela e Cuba e a situação em torno do Irã.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.