Fechar
GP1

São Luís - Maranhão

PF desarticula quadrilha de contrabando de cigarros do Suriname em São Luís

A investigação foi realizada pela Polícia Federal com o apoio da Polícia Militar do Maranhão.

A Polícia Federal deflagrou em São Luís, nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (28) a Operação “Melicertes” com objetivo de cumprir 15 mandados judiciais, a fim de combater o crime de contrabando de cigarros que chegam a costa maranhense, através do Suriname.

A investigação foi realizada pela Polícia Federal com o apoio da Polícia Militar do Maranhão, após a prisão em flagrante realizada pela Polícia Militar, em setembro de 2020, de um grupo criminoso responsável pelo contrabando de cigarros apreendidos em um porto clandestino na zona rural de Bequimão/MA.

Foto: Divulgação/PF-MAImóvel alvo de busca e apreensão
Imóvel alvo de busca e apreensão

Na ocasião, além da carga de cigarros contrabandeados, avaliada em R$ 2.500.000,00 (dois milhões e quinhentos mil reais), foi apreendida a quantia de R$ 12.697,00 em espécie e uma arma de fogo.

Investigações

No decorrer das investigações, identificou-se uma estrutura criminosa especializada no contrabando de cigarros oriundos do Suriname, que entravam no Brasil a partir de pontos de desembarques clandestinos localizados na zona costeira do Estado, contando ainda com a participação de policiais militares que atuavam fazendo a segurança da carga.

Foto: Divulgação/PF-MAArmas de fogo apreendidas pela Polícia Federal em São Luís do Maranhão
Armas de fogo apreendidas pela Polícia Federal em São Luís do Maranhão

Com isso, a Polícia Federal representou pela expedição de medidas cautelares e a 2º Vara Criminal Federal da Seção Judiciária do Estado do Maranhão expediu 15 mandados judiciais, sendo 11 de busca e 4 de prisão.

Diligências

Durante as buscas, os policiais conseguiram apreender armas de fogo, munições, além de outros objetos localizados em um sítio, como aves sem autorização legal.

Foto: Divulgação/PF-MAAves aprendidas pela PF
Aves aprendidas pela PF

Os alvos podem responder pelos crimes de contrabando, facilitação de contrabando e associação criminosa, com penas que podem chegar a 13 anos de prisão.

A operação foi denominada Melicartes, fazendo uma alusão ao deus grego Portuno, o qual era o deus das chaves, portas e gado, além de proteger os depósitos onde se armazenavam cereais, porém, em determinado momento da história, em razão das associações populares, Portuno passou a ser confundido com Melicertes, e evoluiu para um deus primordialmente relacionado aos portos.

Foto: Divulgação/PF-MAMaterial foi encaminhado para a seda da PF em São Luís
Material foi encaminhado para a seda da PF em São Luís

Mais de 50 policiais federais e policiais da Corregedoria da Polícia Militar do Maranhão participam das diligências.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.