Fechar
GP1

Belo Horizonte - Minas Gerais

Polícia Federal descobre novo esquema de fraude no INSS com uso de pessoas fictícias em MG

Dez idosos se passaram por 40 pessoas fictícias e os fraudadores receberam valores indevidos por 20 anos.

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (06), a Operação Egrégora, em conjunto com a Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP) do Ministério da Previdência Social, para combater uma associação criminosa acusada de fraudar o INSS no estado de Minas Gerais.

Ao todo, foram cumpridos três mandados de prisão preventiva, além de oito mandados de busca e apreensão, expedidos pela 3ª Vara Criminal da Justiça Federal da capital, nas cidades de Belo Horizonte, Contagem e Betim.

Foto: Divulgação/PF-MGEquipe da Polícia Federal na Operação Egrégora
Equipe da Polícia Federal na Operação Egrégora

Conforme a Polícia Federal, o grupo criminoso atuava criando pessoas fictícias, falsificando certidões de nascimento, documentos de identidade e comprovantes de residência para fraudar o INSS. A maioria das fraudes envolvia benefícios assistenciais para idosos de baixa renda.

Dez idosos se passaram por 40 pessoas fictícias e os fraudadores receberam valores indevidos pelo período de quase 20 anos.

A investigação identificou os membros do grupo que poderão responder pelos crimes de estelionato qualificado e associação criminosa. O prejuízo causado à União ultrapassa R$ 11,5 milhões, e a operação evitou um prejuízo adicional superior a R$ 5,2 milhões aos cofres públicos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.