Fechar
GP1

Mundo

Avião presidencial decola com 'urgência’ para repatriar brasileiros em Gaza

O avião da Presidência decolou da Base Aérea de Brasília na tarde desta quinta-feira, às 16h30.

O Governo Federal autorizou, em caráter de urgência, que um dos aviões da Presidência da República seja usado para resgatar 20 brasileiros, dessa vez aqueles que estão no lado palestino do conflito no Oriente Médio, entre Israel e o grupo radical Hamas. A aeronave modelo VC-2 (Embraer 190), com capacidade para 40 pessoas, saiu da Base Aérea de Brasília, na tarde desta quinta-feira, às 16h30.

No caminho, o avião fará parada técnica em Cabo Verde e depois aterrissará em Roma, na Itália, por volta das 06h. Na capital italiana, a tripulação aguardará autorização para cruzar a fronteira entre Gaza e o Egito e resgatar os brasileiros.

Foto: Divulgação/FABAvião da Presidência da República
Avião da Presidência da República

Em nota, o site da Presidência informou que o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, entrou em contato ontem com o ministro das Relações Exteriores do Egito, Sameh Shoukry, a fim de garantir uma passagem humanitária para os brasileiros fazerem a travessia entre Gaza e o Egito.

Pedi ao ministro que nos apoiasse e nos ajudasse para facilitar a passagem de ônibus com passageiros brasileiros que se encontram na Faixa de Gaza pela passagem de Rafah, para que entrem no território egípcio, onde estarão a salvo. Conto com o apoio egípcio para isso e creio que será a saída para evacuar os brasileiros que se encontram nessa região conflagrada e correndo risco", afirmou Mauro Vieira.

O Governo Federal trabalha nesse instante para reunir toda a documentação dos brasileiros e dos veículos que seriam usados na operação, para garantir a segurança do deslocamento até a fronteira e informar autoridades egípcias, palestinas e israelenses o dia e o horário em que o ônibus faria esse trajeto.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.