Fechar
GP1

Mundo

Denúncias de Elon Musk contra Moraes geram repercussão nas redes sociais

Nikolas Ferreira e o jornalista Paulo Figueiredo expressaram preocupação com a atual onda de censura.

A postura combativa do CEO do Twitter/X, Elon Musk, contra as ordens do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, na plataforma de mídia social, tem gerado intenso debate entre políticos, jornalistas e influenciadores nas redes sociais.

Durante uma transmissão ao vivo para o programa Terça Livre, conduzido pelo jornalista Allan dos Santos, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e o jornalista Paulo Figueiredo expressaram preocupação com a atual onda de censura no Brasil. Figueiredo chegou a declarar: “eu só paro com um tiro na nuca”, ressaltando a escalada autoritária que ocorre quando os algozes intensificam a repressão à liberdade de expressão.

Nikolas Ferreira compartilhou sua própria experiência de censura durante as eleições presidenciais de 2022, quando suas contas nas redes sociais foram bloqueadas por ordem judicial. O parlamentar denunciou a falta de acesso ao processo por parte de seus advogados e destacou a importância das redes sociais na divulgação de informações em todo o mundo.

Ataque a liberdade

O investidor financeiro Leandro Ruschel também criticou as ações de Moraes, afirmando que até mesmo os advogados do Twitter consideram suas práticas inconstitucionais. Ele alertou para o avanço autoritário no Brasil e a complacência da imprensa nacional diante dessa ameaça às liberdades individuais.

“Este é um escândalo de grandes proporções que a imprensa varreu para debaixo do tapete”, declarou. “Agora, a militância da redação brasileira quer Musk como um extremista de direita, e nada mais longe da realidade, pois ele é um democrata, que é partido de esquerda nos Estados Unidos”.

Para Ruschel, Musk é um dos defensores da liberdade de expressão e acredita que o ataque a essa liberdade é uma “ameaça para a humanidade”.

“O dono do Twitter tem se colocado ao lado da liberdade de expressão, e tem percebido essa ameaça às democracias ocidental”, afirmou, em vídeo. “Não há mais condições de um movimento interno no Brasil promover a defesa das garantias constitucionais básicas dos cidadãos e um regime livre, pois não há mais liberdade e democracia no Brasil”, avaliou Ruschel.

"Elon Musk, muito obrigada"

Parlamentares como o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) e Márcio van Hattem (Novo-RS) também se manifestaram, agradecendo a Musk por seu apoio à causa da liberdade de expressão e denunciando a censura imposta por Moraes.

“Todos querem entender por que a liberdade no Brasil está sendo constantemente atacada por um único juiz da Suprema Corte”, pontuou Gustavo Gayer. Ele contou ainda que, “embora parte da imprensa brasileira faça um trabalho excepcional para esconder essa ditadura que se passa no país, o mundo já está reconhecendo que a situação aqui é preocupante”. Gustavo agradeceu: “Elon Musk, muito obrigada pelo que você está fazendo pelo Brasil, pois precisávamos desse apoio”.

Já o deputado federal Márcio van Hattem (Novo-RS) escreveu nos seus stories do Instagram: “Elon Musk anunciou que vai desbloquear todos os brasileiros censurados por Alexandre de Moraes; abaixo a censura e viva a liberdade”, comemorou. O jornalista e cientista político completou dizendo que “princípios valem mais que qualquer coisa”.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.