Altos - PI

Assassino do major Mayron Moura foge da prisão após ser transferido

Nesta terça-feira (04), a Sejus informou por meio de nota que a Diretoria de Unidade e Administração Penitenciária (DUAP) vai apurar o motivo da transferência do assassino.

Davi Fernandes
Teresina
- atualizado

Um do condenados pela morte do major Mayron Moura Soares, identificado como Wallisson Jhonantan Rodrigues de Sousa, fugiu da Colônia Agrícola Major César, local para onde o criminoso foi transferido por engano.

Nesta terça-feira (04), a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus), informou por meio de nota que a Diretoria de Unidade e Administração Penitenciária (DUAP) vai apurar o motivo da transferência do assassino. Antes de ser transferido, Wallison Jhonantan estava preso na Penitenciária de São Raimundo Nonato. A fuga do criminoso ocorreu na sexta-feira, 31 de maio.

  • Foto: Divulgação/PCWallison Jonatas Rodrigues de SousaWallison Jonatas Rodrigues de Sousa

Redução da pena

A 1ª Câmara Especializada Criminal do Tribunal de Justiça do Piauí julgou procedente apelações para reduzir as penas de Iranilson Pereira dos Santos e Wallison Jhonatan Rodrigues de Sousa, condenados pela morte do major Mayron Moura Soares, comandante do 1º BPM. O julgamento aconteceu no dia 13 de fevereiro deste ano.

No julgamento que ocorreu no dia 05 de setembro de 2017, pela 4ª Vara Criminal de Teresina, eles foram condenados a 33 anos e 04 meses de reclusão, cada um. Com o acórdão do TJ, as penas foram reduzidas para 23 anos e 4 meses.

  • Foto: Divulgação/PMIranilson PereiraIranilson Pereira

Relembre o caso

O oficial, que comandava o 1º Batalhão da PM-PI, se encontrava em uma parada de ônibus com seu filho no bairro Todos os Santos, zona sudeste de Teresina, quando foi surpreendido por dois homens em uma motocicleta, Iranilson Pereira dos Santos e Wallison Jhonatan Rodrigues de Sousa. Este último, desceu da moto portando um revólver de calibre 38, subtraiu o celular do policial e efetuou um disparo contra seu peito. O comandante ainda chegou a ser socorrido, mas morreu minutos depois no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Iranilson e Wallison foram presos e confessaram a autoria do crime.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Major MayronMajor Mayron

A morte do major causou muita comoção, por ele ser uma pessoa muito querida na polícia e no meio jornalístico. Major Mayron é lembrado como um homem cordial e sempre disposto a contribuir conforme suas atribuições. Ele recebeu várias homenagens, o 1º Batalhão da PM e uma rua de Teresina hoje levam seu nome.

Confira a nota da Sejus na íntegra:

A Secretaria de Justiça informa que, através da Diretoria de Unidade de Administração Penitenciária (DUAP), está apurando o motivo pelo qual foi realizada a transferência do detento Wallison Jhonantan Rodrigues de Sousa, acusado de latrocínio, para a Colônia Agrícola Major Cesar, unidade do regime semiaberto.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

TJ reduz pena dos condenados pela morte do major Mayron Soares

Justiça condena assassinos do major Mayron a 33 anos de prisão

Comandante Mayron Soares é assassinado em Teresina