Fechar
GP1

Polícia

Aumenta o número de casos de feminicídios no interior do Piauí

O número já representa a metade dos casos registrados durante o ano de 2018 no interior do Estado.

No dia 08 de março é comemorado anualmente o Dia Internacional da Mulher. A data, adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU), remete as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos tempos. Porém, além das celebrações, é também um momento oportuno para debater e combater a violência contra a mulher.

Até o momento, foram registrados oito casos de feminicídios no Piauí. Todos eles aconteceram no interior do Estado. A subsecretária de segurança pública, delegada Eugênia Villa, ressaltou que no ano passado, também no interior, foram registrados 16 casos e que isso revela o aumento desse tipo de crime na região.

  • Foto: Helio Alef/ GP1Delegada Eugênia VillaDelegada Eugênia Villa

“No interior, no ano passado, foram registrados 16 casos. Se em doze meses foram registrados 16 casos e se, em menos de três meses, já foram oito, então esse dado acende o sinal vermelho. Eu ainda não pesquisei o último caso, que foi em Picos, mas as outras sete mulheres, elas nunca foram na delegacia. É preciso conversar com a comunidade e ver o que está acontecendo. A imperfeição está na delegacia? Nós devemos fazer o dever de casa. Se as mulheres não estão indo, então devemos ver porque elas não estão indo. Essa é a nossa responsabilidade”, informou.

Por conta dos altos índices de casos de violência contra a mulher no interior, será criada em breve a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher do Campo, da Floresta e das Águas – DEAM/CFA. “Nós estamos aguardando a perspectiva de recursos para que a gente possa implementar a delegacia que é importantíssima. A gente vem acompanhando todas as estratégias da Marcha das Margaridas e nós temos acento no Fórum Estadual das Mulheres do Campo, das Florestas e das Águas”, completou.

Por fim, a delegada Eugênia Villa destacou a importância da mulher no meio policial e que a profissão está sendo cada vez mais almejada não apenas pelo público masculino.

“Para as mulheres delegadas, quero externar meu agradecimento a todas elas, especialmente as delegadas da Mulher. Ontem mesmo eu estava no Plantão de Gênero levando os folhetos e lá é lotado sempre. Lá, tinha mulheres para serem atendidas e estava a delegada Graça, que foi uma das primeiras a entrar na Polícia Civil junto com a Vilma. Eu quero agradecer a essas delegadas que abriram as portas para nós entrarmos. Os cargos de delegada, agente e escrivã já estão sendo almejadas pelas mulheres e isso é maravilhoso. Nós temos que tirar essa ideia de que mulher só pode assumir funções de cuidado. Negativo. A mulher pode ser, como eu fui, corregedora, reitora da Acadepol, subsecretária e secretária de segurança. Essas portas, a delegada Vilma, Eliene e Graça abriram. Devemos resgatar isso”, concluiu.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Piauí registra sete feminicídios nos primeiros dois meses do ano

Piauí registra quatro feminicídios em pouco mais de um mês

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.