Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Com atividades suspensas, Detran do Piauí oferece serviços virtuais

O diretor geral do Detran-PI, Arão Lobão, afirmou que por enquanto os serviços serão feitos de forma virtual, principalmente as atividades das autoescolas.

O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) está com as suas atividades suspensas desde o mês de março devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19), o que tem gerado muitas dúvidas aos usuários que precisam dos serviços do órgão.

O diretor geral do Detran-PI, Arão Lobão, afirmou que por enquanto os serviços serão feitos de forma virtual, principalmente as atividades das autoescolas. “Por meio da portaria de nº 110/2020, a regra dos órgãos federais ainda proíbe as aulas presenciais, mas já autoriza que as aulas sejam ministradas de forma remotas”, explicou ele.

Confira abaixo como estão sendo prestados os serviços pelo Detran-PI:

Comunicação de venda

A Comunicação de Venda realiza o lançamento do impedimento administrativo, e ao preencher o formulário de comunicação de venda, o antigo dono informa todos os dados do novo proprietário, incluindo endereço completo e CPF. Assim, as infrações que poderão ser cometidas posteriormente não mais serão de responsabilidade de quem vendeu o veículo.

Clique aqui para acessar ao serviço

IPVA 2020

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do ano de 2020 teve seu vencimento anual para 30 de março, e sem a possibilidade de parcelamento, o imposto agora é pago integralmente. A guia de pagamento do IPVA pode ser emitido no site do Detran ou no próprio site da Secretaria de Fazenda (Sefaz-PI).

Clique aqui para acessar o serviço

CRLV Digital

A emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) agora pode ser realizada de forma rápida e sem burocracias no site do Detran-PI. A impressão do documento pode ser realizada em papel A4 em impressora comum ou pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e tem a mesma validade do documento impresso em papel moeda. Em caso de problemas na emissão, os usuários podem entrar em contato através do e-mail: [email protected]

Clique aqui para acessar o serviço

Consulta de processos e pontuação do veículo

No site do Detran-PI, o usuário de trânsito pode realizar também a consulta de seus processos, protocolos e solicitações, bem como a verificação da pontuação de sua CNH, e possíveis multas no qual o veículo possa ter. Estão interrompidos por tempo indeterminado, os prazos para apresentação de defesa da autuação, recursos de multa, defesa processual, recursos de suspensão do direito de dirigir e de cassação do documento de habilitação e, ainda, do prazo para identificação do condutor infrator, inclusive, nos processos administrativos em trâmite.

Clique aqui e acesse o site do Detran-PI

Prazos

Transferências de veículos

Com relação à fiscalização, estão interrompidos, por tempo indeterminado, os prazos para o proprietário adotar as providências necessárias à efetivação da expedição de Certificado de Registro de Veículo (CRV) em caso de transferência de propriedade de veículo adquirido a partir de 19 de fevereiro de 2020 e também os prazos relativos ao registro e licenciamento de novos veículos, desde que não expirados.

PPD E CNH permanente

O Contran também interrompeu, por tempo indeterminado, o prazo para que o condutor possa dirigir veículo com validade na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão para Dirigir (PPD) vencida desde 19 de fevereiro 2020.

Dúvidas: CNH E CRLV

O Detran-PI disponibilizou o contato de WhatsApp (86) 8112-8238 para o usuário solicitar informações, tirar dúvidas, requisitar serviços da diretoria. Autoescolas (CFCs), Clínicas médicas e Centros Psicológicos também podem usar o contato para falar com o órgão.

Em caso de problemas na emissão do CRLV Digital, os usuários podem entrar em contato através do e-mail: [email protected]

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wellington Dias anuncia retorno das autoescolas com aulas virtuais

Wellington Dias autoriza retorno do serviço de vistoria do Detran

Coronavírus: Detran Piauí disponibiliza pagamento online do IPVA

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.