Fechar
GP1

Piauí

Comércio é a atividade com mais trabalhadores no Piauí, diz IBGE

Ainda segundo os dados, em seguida, vem a administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (19,3%).

A etapa módulo Características Adicionais do Mercado de Trabalho da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), produzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que aproximadamente 20% das pessoas empregadas do Piauí trabalham no segmento do comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas, sendo o grupamento de atividade com mais trabalhadores no estado.

Ainda segundo os dados, em seguida, vem a administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (19,3%) e a agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (18%).

  • Foto: Lucas Dias/GP1Fila em loja no centro de TeresinaFila em loja no centro de Teresina

Com menor representatividade estão os setores: serviço doméstico (8,2%), construção (7,7%), indústria geral (7%), alojamento e alimentação (6,2%), informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (5,6%), transporte, armazenagem e correio (3,3%) e outros serviços (4,6%).

O Piauí, juntamente com o Tocantins e Mato Grosso do Sul, possui o maior percentual do país (8,2%) de pessoas ocupadas com o serviço doméstico. O Piauí também é o terceiro com maior percentual de pessoas ocupadas na agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (18%), atrás apenas do Amazonas (18,1%) e de Rondônia (21,7%).

Cerca de 71,2% das pessoas ocupadas no Piauí atuavam em estabelecimentos de pequeno porte, que tinham até cinco funcionários. O estado é o segundo com maior percentual de trabalhadores ocupados nesse tipo de organização, atrás apenas do Amapá, onde a proporção é de 71,9%. No Brasil, a média é de 51,2%.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil tem mais de 211 milhões de habitantes, afirma IBGE

Número de empregadores reduziu 10,4% em 2 anos no Piauí, diz IBGE

IBGE: 576 mil residências receberam auxílio emergencial no Piauí

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.