Fechar
GP1

Piauí

Conselho define lista tríplice e Bolsonaro vai escolher próximo reitor da UFPI

Em primeiro lugar ficou o professor André Macedo com 22 votos, o professor Gildásio Guedes teve 11 votos ficando em 2º lugar e a professora Nadir Nogueira teve 6 votos ocupando a 3ª posição n

O Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) definiu, na tarde desta terça-feira (08), a lista tríplice com os nomes dos candidatos a reitor da instituição. A definição aconteceu durante reunião virtual.

Em primeiro lugar ficou o professor André Macedo com 22 votos, o professor Gildásio Guedes teve 11 votos ficando em 2º lugar e a professora Nadir Nogueira teve 6 votos ocupando a 3ª posição na lista que será encaminhada ao presidente Jair Bolsonaro que tem até o dia 18 de novembro para escolher e nomear o novo reitor.

  • Foto: GP1Lista tríplice para reitor da UFPILista tríplice para reitor da UFPI

O professor Gildásio foi o mais votado na consulta acadêmica, realizada no dia 12 de agosto, e ficou em segundo lugar na votação do Consun, com votos de liberdade, ou seja, ele não obteve votos dos 13 nomeados pelo reitor Arimateia Dantas.

Eleições

As eleições para novo reitor da UFPI aconteceram no dia 12 de agosto e foram alvo de críticas sobre possíveis irregularidades durante seu processo.

Entre os docentes, discentes e técnicos que fazem parte da instituição, o candidato que obteve o maior número de votos foi o professor Gildásio Guedes, com 4.987 votos. Em seguida ficou Nadir Nogueira, com 4.168 votos e André Macedo, com 3.864.

Embora tenha vencido as eleições no número total de votos, Gildásio configurou em terceiro lugar na lista. Isto porque o voto dos professores da instituição tem peso de 70%, enquanto dos servidores técnico-administrativos e alunos tem peso de 15%.

O reitor Arimatéia Dantas Lopes negou que tenha havido manobras para beneficiar qualquer que seja o candidato.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Justiça nega pedido e mantém processo eleitoral para reitor da UFPI

Arimatéia Dantas nega favorecimento a candidato na eleição da UFPI

Justiça Federal suspende processo eleitoral da UFPI

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.