Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Construção Civil será um dos primeiros setores a reabrir, diz Firmino Filho

Na última sexta-feira (29), o prefeito apresentou sete critérios que serão usados como balizadores para liberação de algumas atividades comerciais.

Após semanas de isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), autoridades de todo o Brasil iniciaram ou estão por iniciar, a reabertura gradual das atividades econômicas. No Piauí não é diferente, o governador do Estado Wellington Dias (PT-PI) vai analisar, nesta terça-feira (02), os protocolos para reativação do comércio.

Na mesma linha também está o prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB) que, na sexta-feira (29/05), apresentou sete critérios que serão usados como balizadores para liberação de algumas atividades comerciais. Durante entrevista à imprensa, na manhã desta segunda-feira (01/06), Firmino chegou a citar a construção civil como um dos primeiros setores a ser liberado devido ao menor risco de se tornar um ambiente propagador da Covid-19.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Prefeito Firmino FilhoPrefeito Firmino Filho

“Vamos prestigiar setores econômicos mais seguros em termos de baixo impacto na propagação [de coronavírus] nesse processo de retomada da economia. Dentro desses critérios aparecem setores como o da construção civil [com menor risco de contaminação da Covid-19]”, falou Firmino.

Os 7 critérios

1- Medir e monitorar a taxa de reprodução da covid-19. Um dos mecanismos são as pesquisas de investigação sorológica realizadas em Teresina. Quando a taxa de reprodução for menor que 1, a disseminação da doença estará desaparecendo

2 – Diminuição do número de internações. Só podem ser reabertas as atividades com segurança quando existir uma tendência na quantidade de internações

3 – Diminuição do número de óbitos

4 – Disponibilidade de 30% de leitos de observação e 30% de capacidade de leitos de enfermaria

5 – Disponibilidade de 30% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva)

6 – Aumento na quantidade de testagens

7 – Rastreamento das pessoas contaminadas

“Vamos almoçar e jantar esses indicadores, para estarmos seguros para retornar. Até agora, Teresina está ok somente no item de capacidade de leitos de observação e enfermaria, precisamos dos outros seis itens”, disse Firmino.

Firmino Filho adiantou que cada fase pode durar 14 dias, dependendo da diminuição ou aumento da curva de contaminação. “Se houver retrocesso no número de casos, passa para a fase seguinte. Mas se houve um problema, aparecimento de novo surto, podemos retroceder”, disse o prefeito ressaltando a importância do isolamento social.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Firmino Filho apresenta 7 critérios para reabertura gradual do comércio

Wellington Dias apresenta minuta de protocolo para reabertura do comércio

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.