Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Coronavírus: TCE suspende sessões de licitações presenciais do Idepi

A decisão é com base em processo de representação com pedido de medida cautelar, formulada pela Diretora de Fiscalização da Administração Estadual.

O conselheiro Olavo Rebelo, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), determinou, no dia 22 de abril, que o Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) suspenda todas as licitações presenciais devido a pandemia do novo coronavírus.

A decisão é com base em processo de representação com pedido de medida cautelar, formulada pela Diretora de Fiscalização da Administração Estadual (DFAE) do TCE contra o Idepi, que é comandada por Leonardo Sobral, com o objetivo de suspender de imediato as sessões de licitações públicas presenciais que estão agendadas até 30 de abril.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Tribunal de Contas do EstadoTribunal de Contas do Estado

Na decisão o conselheiro destacou a necessidade de suspensão das licitações presenciais, principalmente devido a pandemia, com as medidas de isolamento social. “Restou evidenciado, em virtude das recomendações da Organização Mundial de Saúde- OMS, Decretos Federais, Decretos Estaduais e Decretos Municipais, que ao estarem em harmonia quanto à necessidade de distanciamento social, evitando aglomerações, visando diminuir o risco do contágio do novo coronavírus, acabam por comprometer a ampla participação dos interessados no procedimento licitatório presencial, pelo risco iminente de contaminação e propagação do vírus”, afirmou.

Olavo Rebelo afirmou que manter as licitações pode restringir a competitividade. “A busca pela proposta mais vantajosa para a administração pública fica bastante comprometida, podendo ocasionar em danos irreparáveis para ao bem da coletividade, uma vez que a restrição de participantes pode ocasionar na oferta de bens e serviços com preços acima do convencionalmente praticados nas ofertas públicas, sem contar com o risco de superfaturamentos e direcionamento dos vencedores”, destacou.

Então foram suspensas todas as sessões de licitações públicas presenciais do Idepi agendadas até 30 de abril e também pelo prazo que perdurar as medidas das autoridades públicas de que se evite a aglomerações de pessoas em ambientes fechados.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Número de mortes por coronavírus no Brasil dobra a cada cinco dias

Seis dias após assumir a Saúde, Teich segue estudando o coronavírus

Chega a 217 número de casos confirmados de coronavírus no Piauí

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.