Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Covid-19: FGV diz que pico da pandemia no Piauí será em setembro

A informação foi anunciada pelo médico e pesquisador da FGV, Eduardo Massad, durante videoconferência com o governador Wellington Dias nesta segunda-feira (15).

Uma projeção feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que o Piauí só alcançará o pico da pandemia de covid-19 (coronavírus) somente em setembro. A informação foi anunciada pelo médico e pesquisador da FGV, Eduardo Massad, durante videoconferência com o governador Wellington Dias nesta segunda-feira (15).

A instituição apresentou ao chefe do executivo um relatório de estudos e projeções feito pelos pesquisadores. “O inquérito sorológico mostra que a tendência ainda é crescente. A média móvel da incidência de casos, ou seja, casos novos, continua crescendo. O mesmo é observado na média de incidência de óbitos. A projeção da curva epidêmica mostra que o pico será só em setembro”, afirmou Eduardo Massad.

Ainda de acordo com o professor, o Piauí deve enfrentar um crescimento exponencial de casos confirmados da doença nas próximas semanas. “Com as premissas atuais, os casos continuam a estar na trajetória ascendente de curva, com aumento exponencial dos casos nas próximas semanas; tanto a média móvel da taxa diária de casos quanto de óbitos apresentam crescimento ascendente, sem sinais de estabilização”, explicou.

Para o pesquisador, é possível pensar o relaxamento de algumas medidas restritivas no Piauí, mas com muita cautela, uma vez que a previsão é de um aumento no número de casos em todo o estado. “Dá pra começar a discutir o relaxamento das medidas, mas com muita cautela, uma vez que o estado está numa situação confortável por ter se precavido. No entanto, a pandemia ainda poderá durar diversos meses. A incidência calculada a partir do inquérito sorológico é uma função linear crescente”, concluiu.

Governador recua

Nesta segunda (15) o governador Wellington Dias apresentou os dados da 6ª nova pesquisa epidemiológica realizada para acompanhar a evolução do coronavírus no estado, e anunciou que, com os novos dados e a não ampliação da quantidade de leitos de Unidade de Terapia intensiva (UTI), não será possível autorizar a flexibilização de novos setores.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Governador Wellington Dias  Governador Wellington Dias

A pesquisa do Instituto Amostragem, realizada de 10 a 13 de junho, mostra que a taxa de transmissão do vírus aumentou de 0,9 para 1,3, com a estimativa de mais de 134 mil pessoas infectadas. Das 4.003 pessoas testadas em 11 municípios, 164 testaram positivo.

Com base na pesquisa, a estimativa é que o Piauí atualmente conte com 134.102 pessoas infectadas. Dessas, cerca de 70 mil são transmissores da doença e 64 mil não estão transmitindo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wellington Dias se reúne com COE após aumento de casos da covid-19

Wellington Dias decide não flexibilizar novos setores econômicos

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.