Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Covid-19: Firmino Filho mantém medidas de isolamento no fim de semana

Com isso, algumas atividades consideradas essenciais, como supermercados e postos de combustíveis, funcionarão até esta sexta-feira (24).

O prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB) vai manter neste sábado (25) e domingo (26) as medidas de restrição à circulação de pessoas para conter a circulação do novo coronavírus (covid-19) e aumentar os índices de isolamento social durante o processo de retomada da economia. Com isso, algumas atividades consideradas essenciais, como supermercados e postos de combustíveis, funcionarão até esta sexta-feira (24).

Durante apresentação dos dados da 14ª etapa da pesquisa de investigação sorológica, Firmino disse que embora houvesse uma desaceleração de casos da covid-19, foi constado um aumento no número de óbitos. Ele afirmou que se as mortes se mantiverem em ascensão, poderá congelar o início da segunda etapa de retomada das atividades econômicas da Capital.

“Tudo que estamos fazendo é no sentido de melhorar nossos índices e reduzir a disseminação do vírus, porque esse é um dos critérios para avançarmos nessa retomada. Por isso frisamos que esses setores que estão voltando devem obedecer aos protocolos de segurança. E nos finais de semana, é estritamente necessário o cumprimento das medidas mais rígidas de isolamento”, disse Firmino.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Prefeito Firmino FilhoPrefeito Firmino Filho

Funcionaram na sexta-feira (24)

- mercados, supermercados, hipermercados e congêneres

- panificadoras e padarias

- serviços bancários;

- casas lotéricas

- atividades de distribuição e comercialização de combustíveis

- farmácias e drogarias

- serviços de saúde

- serviços de segurança e vigilância

- serviços de delivery exclusivamente para alimentação pronta

- órgãos e profissionais de comunicação

- situações comprovadas de urgências e emergências

- serviços de transportes de cargas

Funcionaram no sábado (25) e domingo (26)

- farmácias e drogarias

- serviços de saúde-

- serviços de segurança e vigilância

- serviços de delivery exclusivamente para alimentação pronta

- situações comprovadas de urgências e emergências.

Demais serviços

Serviços públicos como energia elétrica, saneamento básico, funerários, segurança pública, telecomunicações e radiodifusão, além de estabelecimentos que funcionam operando fornos, em turnos ininterruptos de 24h, estão autorizados a funcionar neste período, respeitando as determinações sanitárias para a contenção no novo coronavírus, inclusive, quanto aos atendimentos emergenciais.

Retomada das atividades

A primeira etapa da Fase 2 está marcada para iniciar no dia 27 de julho, quando estarão autorizados a funcionar o comércio atacadista e varejista de itens não essenciais, como eletrodomésticos, além de pet shop, agências de viagens, serviços administrativos, de edifícios, missas, serviços religiosos e espaços abertos de parques, reservas naturais e zoológico. Atividades físicas em espaços abertos também serão permitidas.

Fiscalização

Estarão responsáveis pela fiscalização das medidas restritivas, a Guarda Civil Municipal e vigilância sanitária municipal, em articulação com os serviços de vigilância sanitária federal e estadual, e com o apoio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Secretaria de Transportes – SETRANS/PI.

Multa

O descumprimento das restrições resulta em aplicação de multa, podendo evoluir para interdição total da atividade e cassação de alvará de localização e funcionamento.

NOTICIAS RELACIONADAS

Isolamento social ficou em 41% nessa segunda em Teresina

Piauí ficou em 1º lugar na taxa de isolamento no País, diz Wellington Dias

Teresina apresenta maior índice de isolamento entre capitais do país

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.