Coronavírus no Piauí

Covid-19: Governo do Piauí encerra amanhã 4ª etapa de pesquisa

A pesquisa foi aplicada em 11 municípios de Norte ao Sul do Piauí e a previsão é de que 4000 pessoas sejam entrevistadas. Por ser teste rápido o resultado sai em 15 minutos.

Davi Fernandes
Teresina
- atualizado

Encerra neste sábado (23) a 4ª etapa da pesquisa do Governo do Piauí, realizada por meio da Secretaria de Estado da Saúde e o Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem), com testes rápidos para descobrir a taxa de infecção do novo coronavírus (Covid-19) no estado.

Conforme os dados apresentados pelo governo na terceira etapa da pesquisa, que ocorreu de 12 a 15 de maio, o número de casos estimados foi de 36.120, ou seja 1,10%, sendo esse total duas vezes maior do que o visto na segunda etapa que foi de 17.148 casos, representando 0,52% da taxa de infecção da doença no estado.

A primeira pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem foi no dia 25 de abril quando foram contabilizados 3.783 casos nos municípios visitados. A pesquisa foi aplicada em 11 municípios de Norte ao Sul do Piauí e a previsão é de que 4000 pessoas sejam entrevistadas. Por ser teste rápido o resultado sai em 15 minutos.

As cidades escolhidas para essa etapa da pesquisa são Parnaíba, Piripiri, Campo Maior, Teresina, Oeiras, Floriano, Picos, Valença, São Raimundo Nonato, Corrente e Uruçuí. O diretor do Instituto Amostragem, João Batista Teles, explica que serão montadas 54 equipes formadas por pesquisadores e profissionais da saúde que visitarão residências escolhidas por meio de um sorteio para realizarem o teste rápido de Covid-19.

Cuidados preventivos durante os testes

As equipes foram orientadas a realizar os testes e entrevistas na parte externa das residências como medida preventiva. No questionário, os profissionais levantam dados sobre sintomas e comorbidade, bem como aspectos de isolamento social, comportamento da população durante a pandemia e uso de máscara e álcool em gel. Ao retornarem, esses profissionais também passam por testes para assegurar que não haja nenhum contaminado entre eles.

“Os profissionais vão estar todos devidamente equipados, todos passam por teste de Covid-19 também, estão preparados e orientados a atender as pessoas na parte externa da casa. Temos todo um aparato de proteção, então peço para que as pessoas recebam nossa equipe sem medo”, finaliza João Batista.

Os resultados devem serem apresentados para o governo do Estado na segunda-feira (25).

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Covid-19: Governo do Piauí inicia hoje 4ª etapa de pesquisa

Piauí registra 93 mortes e 3.074 casos confirmados de coronavírus

Brasil tem 20.047 mortes e 310.087 casos confirmados do coronavírus