Teresina - PI

Covid-19: prefeito Firmino Filho vai decretar Lei Seca em Teresina

"Teresina é capital do Piauí, se o governo decreta para todo o Estado, a capital terá que decretar", justificou o prefeito de Teresina.

Andressa Martins
Teresina
Germana Chaves
Teresina
Jeyson Moraes
Teresina
- atualizado

O prefeito Firmino Filho (PSDB) vai seguir o decreto do Governo do Estado que instaura a Lei Seca no Piauí nos dias 23, 24 e 25 de outubro. Segundo o governador Wellington Dias, a medida tem como objetivo frear os casos de covid-19, que tem aumentado nos últimos dias principalmente no interior do estado. A informação foi confirmada por Firmino nesta terça-feira (20).

Conforme o prefeito, a Prefeitura de Teresina é obrigada a obedecer ao decreto estadual embora Teresina esteja com casos controlados da covid-19. Conforme o Painel covid-19 a capital já registra 14.772 pessoas recuperadas da doença na capital.

  • Foto: Alef Leão/ GP1Prefeito Firmino FilhoPrefeito Firmino Filho

"Não existe nenhuma dicotomia entre Teresina e o Estado. Teresina é capital do Piauí, se o governo decreta para todo o Estado, a capital terá que decretar. O entendimento do Supremo é bastante claro, quem tem obrigação é o Estado. A Prefeitura pode ser mais rígida que o governo estadual. Mas, não pode flexibilizar a decisão que cabe ao governo", explicou Firmino.

O prefeito disse ainda que os casos de covid-19 em Teresina não estão aumentando. "Estamos visitando os hospitais especialmente os hospitais de campanha, que foram abertos no período da pandemia. O pico da doença em Teresina foi em junho. Houve uma queda em julho, agosto e setembro e em outubro ficou estável com leve tendência de queda. Isso tem se refletido nos nossos hospitais. Chegamos a ter quase 80 pacientes aqui e estamos com 20 pacientes. A situação de Teresina é tranquila ", assegurou Firmino Filho.

O chefe do Palácio da Cidade disse que a preocupação para o coronavírus deve se voltar para o interior do Estado. "Ouvimos as notícias referentes ao interior do estado e temos que esperar para saber se confirma. Independente disso, a capacidade hospitalar do interior do estado segue mantida. O Pedro Balzi e o hospital João Claudino seguem mantidos", afirmou o prefeito.

Lei Seca no Piauí

O decreto da Lei Seca no estado deverá ser publicado nesta terça-feira (20). “Aprovamos em uma reunião com o COE na última sexta-feira 19, a medida de prevenção “Lei Seca”, que é a proibição da venda de bebidas alcoólicas nesse final de semana em locais abertos e casas de shows, ou seja, vamos usar a Polícia Militar Piauí a Civil e a Polícia Rodoviária Federal para que a gente tenha o cumprimento da regra, que impede na sexta, sábado e domingo o uso de bebidas. Além de coibir essas concentrações onde ocorre muita transmissibilidade”, informou o governador.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Covid-19: Wellington Dias anuncia Lei Seca no fim de semana

Cidade de Teresina registra 14.72 pessoas recuperadas da covid-19