Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Covid-19: Wellington assina decreto que obriga uso de máscaras no Piauí

Na determinação, fica estabelecida a utilização de máscaras artesanais, confeccionadas segundo os modelos do Ministério da Saúde.

O governador Wellington Dias assinou nesta quarta-feira (22) o Decreto Nº 18.947, estabelecendo o uso obrigatório de máscaras de proteção facial, como forma de prevenção ao coronavírus (covid-19). Na determinação, fica estabelecida a utilização de máscaras artesanais, confeccionadas segundo os modelos do Ministério da Saúde.

“Será obrigatório o uso de máscara de proteção facial sempre que houver necessidade de sair de casa, deslocar-se por via pública ou permanecer em espaços onde circulem outras pessoas. A máscara de proteção facial é de uso individual, e não deve ser compartilhada entre familiares, amigos e outros”, diz o Art. 2º do decreto.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Governador Wellington Dias  Governador Wellington Dias

Pessoas com quadro de síndrome gripal que estiverem em isolamento domiciliar, devem utilizar preferencialmente máscara cirúrgica, bem como o seu cuidador.

De acordo com o documento, fabricantes e distribuidoras de máscaras para uso profissional devem garantir prioritariamente o abastecimento suficiente da rede de assistência e atenção à saúde e, subsidiariamente, dos profissionais dos demais serviços essenciais.

Por fim, o governador determinou que a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) poderá estabelecer normas complementares para o melhor cumprimento do decreto.

No documento foram anexados dois modelos de máscaras artesanais, elaborados pelo Ministério da Saúde.

Confira o decreto na íntegra:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Covid-19: Wellington diz que Piauí recebeu 20 mil novas máscaras

Decreto obriga empresas a fornecerem máscaras para funcionários em Teresina

FMS orienta sobre uso correto de máscaras na pandemia de coronavírus

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.