Fechar
GP1

Piauí

Desembargador Sebastião Martins critica aumento de 3,5% para o Judiciário

“Na verdade foi ruim para o poder Judiciário. O Tribunal mandou uma proposta de 11%, mas para negociar até 8% e só foi possível 3,52%”, disse.

O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, avaliou de forma negativa o aumento de 3,52% no orçamento do TJ aprovado na Assembleia Legislativa do Piauí para o ano de 2020.

Em entrevista ao GP1, na última quinta-feira (19), o desembargador afirmou que encaminhou uma proposta de 11% para que houvesse uma negociação até 8%, fato que não ocorreu e o percentual acabou ficando abaixo de 4%, bem inferior ao que se esperava.

“Na verdade foi ruim para o poder Judiciário. Todos os anos nós temos a mesma luta de aumento do nosso orçamento. O Tribunal mandou uma proposta de 11%, mas para negociar até 8% e, infelizmente, devido à situação financeira do Estado, só foi possível 3,52%. É muito difícil para a gente, que temos duas fontes. Temos o fundo, que é para o custeio, investimentos e reforma de prédios. Temos um planejamento e, em 2020, dá para tocar todas as obras, mas a questão de pessoal nossa folha é vegetativa. Todo ano, pelo plano de Cargos e Salários, temos que implantar a progressão funcional e outras demandas que o Tribunal exige. Com relação à fonte do tesouro, em relação ao duodécimo, vamos administrar com muita dificuldade em 2020”, explicou.

  • Foto: Alef Leão/GP1Sebastião Ribeiro MartinsSebastião Ribeiro Martins

O desembargador afirmou que em razão disso não será possível investir em nova contratação de pessoal a fim de não comprometer a folha de pagamento dos servidores, com exceção ao que está previsto. “A nossa previsão é que dá para manter o mesmo número de servidores, temos um plano de aposentadoria voluntária, incentivada e na medida em que os servidores forem se aposentando, vamos nomeando novos servidores, porque o prazo da validade do concurso termina em julho”, concluiu.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sebastião Martins se reúne com deputados após suspensão de votação na Alepi

Sebastião Martins encaminha para Alepi projeto que cria cargo no TJ

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.