Fechar
GP1

Picos - Piauí

Diocese de Picos anuncia medidas de prevenção contra o coronavírus

A nota endereçada ao clero e todo o povo foi assinada pelo bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva.

Após longa reunião com os membros do Conselho Presbiteral da Diocese de Picos, o bispo dom Plinio José Luz da Silva assinou e divulgou nota oficial endereçada ao clero e todo o povo sobre a prevenção e combate ao coronavírus. A medida foi adotada diante da real situação de pandemia em que se encontra o mundo por conta da disseminação do COVID-19.

A nota foi assinada ontem, 16 de março, pelo bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva. No documento ele relata que a Diocese de Picos, através de seus pastores, apresenta algumas orientações a serem seguidas em todo o seu território.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Nota da diocese de Picos foi assinada por dom PlínioNota da diocese de Picos foi assinada por dom Plínio

Dom Plínio conclama a todos a seguirem as medidas adotadas, dentre as quais evitar nas celebrações da Eucaristia e da Palavra de Deus os abraços, apertos de mãos e diálogo muito próximo entre as pessoas. Recomenda ainda que a distribuição da Eucaristia seja feita apenas nas mãos dos fiéis.

O bispo de Picos informa ainda que vai aumentar, o quanto possível, o número de missas nos finais de semana, para que diminua a aglomeração de pessoas em ambientes fechados. Determinou também que sejam interrompidas todas as atividades que envolvam grande número de pessoas, tais como assembleias, encontros de pastorais, acolhida às portas das igrejas, bem como a celebração de vias-sacras e procissões.

Na nota, dom Plínio José alerta que nas visitas aos enfermos em vista da distribuição dos sacramentos, sejam feitas observando as precauções sugeridas pelo Ministério da Saúde e das secretarias de saúde estadual e municipais.

Enfatiza ainda que os fiéis devem cultivar o hábito da oração em família, através dos encontros quaresmais, novenas e terços. Observar as orientações do Ministério da Saúde e das secretarias de saúde estadual e municipais acerca das medidas preventivas.

“Sugere-se aos padres que promovam reunião com aa autoridades dos municípios que desempenham seu ministério sacerdotal, no intuito de discutir medidas mais eficazes para a prevenção do vírus. Neste tempo de acentuado perigo de contágio do COVID-19, pedimos a Nossa Senhora dos Remédios, nossa Padroeira, que proteja e guie nosso povo”, encerra dom Plínio.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.