Fechar
GP1

Porto - Piauí

Dó Bacelar pode ter registro da candidatura cassado e votos anulados

O prefeito foi reeleito no município de Porto graças a uma liminar que foi derrubada ontem (17) pelo desembargador Francisco Antônio Paes Landim.

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí deverá pautar para uma de suas próximas sessões o recurso eleitoral que pede a impugnação do registro de candidatura do prefeito eleito de Porto, Domingos Bacelar de Carvalho, o conhecido “Dó Bacelar”, que concorreu ao cargo graças a uma liminar concedida pelo desembargador Fernando de Carvalho Mendes e derrubada ontem (17) pelo desembargador Francisco Antônio Paes Landim.

Dó Bacelar teve as contas julgadas e rejeitadas pela Câmara Municipal referentes aos exercícios financeiros de 2009, 2010, 2011 e 2012, no entanto, em outubro último, foram editados os Decretos Legislativos nº 001/2020 e nº 002/2020, pela Mesa Diretora, sem ser submetido a qualquer votação plenária e sem observar qualquer regra regimental aplicável à espécie, revogando os Decretos Legislativos nº 003/2014, 007/2015, 002/2016 e 003/2016, e, assim, afastando a inelegibilidade de Domingos Bacelar de Carvalho.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Dó BacelarDó Bacelar

Os decretos editados sem serem submetidos à votação pelo plenário foram suspensos através de mandado de segurança pelo juízo da Comarca de Porto/PI. A decisão foi suspensa através de liminar dada em Agravo de Instrumento no Tribunal de Justiça.

Segundo a decisão do desembargador Paes Landim, “está-se diante da esdrúxula situação em que os Decretos Legislativos impugnados, editados única e exclusivamente por três membros da Câmara Municipal, sem observância de quaisquer das normas procedimentais e regimentais, revogaram outros quatro Decretos Legislativos – esses, sim, elaborados em consonância às regras procedimentais e regimentais.”

Com a decisão superveniente fica restabelecida a inelegibilidade de Dó Bacelar, que poderá ter o registro de candidatura impugnado e os votos anulados.

Outro lado

O prefeito Dó Bacelar não se manifestou sobre o caso até a publicação desta reportagem.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prefeito reeleito Dó Bacelar vira réu e pode pegar 5 anos de cadeia

Dó Bacelar é reeleito prefeito de Porto com 51,90% dos votos

Desembargadores podem levar Dó Bacelar para o banco dos réus

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.