Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Dudu afirma que eleição é para evitar "interferência externa"

O atual presidente Jeová Alencar (PSDB) foi eleito no dia 1º de janeiro deste ano e seu mandato só irá encerrar no final do ano de 2018.

Em entrevista ao GP1 o vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT), explicou a decisão de antecipar em mais de um ano a eleição para a escolha da nova da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Teresina para o biênio 2019/2020. Autor do requerimento sobre a eleição, o vereador explicou que o objetivo é impedir interferência das eleições de 2018 no processo.

O atual presidente Jeová Alencar (PSDB) foi eleito no dia 1º de janeiro deste ano e seu mandato só irá encerrar no final do ano de 2018. A nova eleição deverá começar por volta das 9h30 e até o momento tem se trabalhado para a reeleição de Jeová, com mudanças na Mesa Diretora referente aos vereadores que serão indicados pelos partidos.

“É uma eleição que não é para ter interferência externa e é apenas do colegiado. Quando a gente elege a Mesa Diretora é no primeiro dia do mandato, ou seja, a gente não tem nem convivência e tem que eleger. Agora não, já temos um ano da gestão do Jeová. Todo mundo conhece o funcionamento da Câmara e os vereadores. Temos exemplos de vários colegiados que reconduzem os seus presidentes. Antecipamos para não ter o cenário das eleições de 2018, para não ter influência externa. Elege agora para quem vai presidir em 2019 e 2020, sem confusão. Há bastante apoio dos vereados, foram 24 votos favoráveis e acredito que podemos reconduzir amanhã o Jeová sem ter interferência, pois é uma eleição que só vota vereadores, então é algo administrativo, sem ter apelo externo”, explicou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Vereador DuduVereador Dudu

Dudu apoia o nome de Jeová. “Estamos trabalhando para se ter uma chapa única. Defendo o Jeová que tem demonstrado uma capacidade boa de administração na Câmara. Já tem feito um bom trabalho em uma crise dessas, onde os servidores tiveram um aumento de 4,5 %, hoje a Câmara está mais transparente, tem o Youtube que transmite as sessões, as audiências públicas itinerantes, então estamos trabalhando para ser ter uma chapa única, com o presidente sendo o Jeová, com um consenso nos demais cargos", afirmou.

Ele disse não ter conhecimento se outro vereador irá disputar a presidência. "Até onde eu saiba, só tem o Jeová [interessado na disputa]. As inscrições para as chapas vão até amanhã, antes da votação. Esperamos mudanças apenas no restante da Mesa Diretora porque são as bancadas [dos partidos] que indicam. Eu estou participando da atual e existe um acordo na nossa bancada que na próxima mesa fique o Deolindo. No PTC do mesmo jeito, há rodízio, então vai ter essas mudanças”, disse o vereador ao GP1.

Questionado se a antecipação da eleição seria uma medida para evitar que o prefeito Firmino Filho (PSDB), que está na Espanha, interfira no processo, o vereador disse que “o objetivo é não ter nem de Firmino, nem Wellington, nem Temer, nem ninguém interferindo. É uma eleição administrativa e não tem essa questão da disputa. Quando o colegiado decide que vai reconduzir uma gestão, quer isso da melhor forma. Quando o Janot foi reeleito, é porque ele estava fazendo um bom trabalho, isso foi reconhecido. Da mesma forma entendo com o Jeová. Para que não se tenha um ambiente politimizado, é melhor em um ano que não tenha eleição”, afirmou Dudu.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.