Fechar
GP1

Política

Eduardo Cunha renuncia à presidência da Câmara

Em reunião na noite da quarta-feira (6), Eduardo Cunha decidiu deixar o cargo em definitivo.

Na tarde desta quinta-feira (7), o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) renunciou à presidência da Câmara dos Deputados. Ele anunciou a decisão em uma coletiva de imprensa, durante a qual chorou.

"Estou pagando um alto preço por ter dado início ao imepachment. Não tenho dúvida que a principal causa do meu afastamento reside na condução desse processo de impeachment. Tanto é que o pedido de afastamento foi protocolado pelo procurador-geral da República logo após minha decisão de abertura do processo. Só foi apreciado em 5 de maio, numa decisão sem qualquer previsão constitucional", disse Cunha.

Ele afirmou que decidiu atender aos apelos "generalizados" dos apoiadores e renunciar porque a Câmara está sem direção. "É público e notório que a Casa está acéfala, fruto de uma interinidade bizarra, que não condiz com o que o país espera de um novo tempo após o afastamento da presidente da República. Somente a minha renúncia poderá pôr fim a essa insatabilidade sem prazo. A Câmara não suportará esperar indefinidamente", relatou.

Cunha ainda disse que vai continuar defendendo sua inocência e acusou a Procuradoria-Geral da República de agir com seletividade abrindo inquéritos e apresentando denúncias com o intuito de desgastá-lo como presidente da Câmara.
Imagem: Uolb(Imagem:Uol)Eduardo Cunha renuncia à presidência da Câmara
De acordo com a Folha de São Paulo, Cunha quer um acordo dos líderes para que a eleição da Câmara seja antecipada para o início da próxima semana. O nome preferido por Cunha para ocupar o cargo tampão é do deputado Rogério Rosso (PSD-DF), porém, mais 12 candidatos disputam o pleito.

Em reunião na noite da quarta-feira (6), Cunha decidiu deixar o cargo em definitivo, após a divulgação do voto de Ronaldo Fonseca (Pros-DF) na Comissão de Constituição e Justiça, que acatou apenas um dos 16 questionamentos de Cunha à tramitação de seu processo no Conselho de Ética, que recomendou a cassação de seu mandato.

Cunha acredita que com a sua renúncia à Presidência da Câmara, ele possa tentar reverter votos na CCJ para fazer o caso voltar ao Conselho de Ética e, quem sabe, salvar seu mandato.

Eduardo Cunha está sendo investigado na Operação Lava Jato,e é réu em duas ações no STF e alvo de uma terceira denúncia ainda a ser analisada. Além disso, ele também responde a um processo disciplinar no Conselho de Ética da Câmara, que aprovou um parecer pela cassação do mandato.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.