Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Elmano pede a Wellington Dias e Firmino retomada da construção civil

"Quero pedir ao governador Wellington e o prefeito Firmino que reflitam sobre o assunto e avaliem incluir a construção civil no rol das atividades econômicas liberadas no Piauí”, disse o sena

O senador piauiense Elmano Férrer (Podemos) quer abrir diálogo com o governador Wellington Dias (PT-PI) e o prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB), sobre o retorno das atividades do setor da construção civil no Estado. Ao GP1 nessa sexta-feira (15), Férrer explicou que é uma atividade essencial e que afeta diretamente o emprego e a renda dos piauienses.

Embora reconheça que as medidas de isolamento social impostas no Piauí são importantes para conter a disseminação da Covid-19, o senador ponderou que o presidente Jair Bolsonaro assinou decreto na semana passada, incluindo o setor em questão, na parte de serviços essenciais.

"A exemplo do que já ocorre em todo o País, quero pedir ao governador Wellington e o prefeito Firmino que reflitam sobre o assunto e avaliem incluir a construção civil no rol das atividades econômicas liberadas no Piauí”, disse o senador.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Senador Elmano Férrer Senador Elmano Férrer

“O governador Wellington Dias e o prefeito Firmino Filho têm como prioridade máxima a defesa da vida. As medidas de isolamento e a proibição de atividades não essenciais são duras, mas acertadas. Mas, preciso destacar a importância de planejarmos os próximos passos. Na quinta-feira passada, o Governo Federal incluiu a construção civil no rol de atividades essenciais”, lembrou Elmano.

A construção civil responde por 6% do PIB e 34% da indústria brasileira, gerando 13 milhões de empregos diretos e indiretos. O senador lembrou que no restante do país, a indústria da construção civil continua em funcionamento.

"Neste segmento não há atendimento ao público, o que minimiza os riscos de contágio, sobretudo se tomadas todas as medidas de higiene", justificou Elmano Férrer que citou as obras públicas do DNIT para exemplificar o prejuízo com a paralisação do setor.

De acordo com ele, o Viaduto do Mercado do Peixe seria concluído neste mês, mas a construção foi paralisada devido à pandemia. Isso também provocou o atraso das obras dos Viadutos Rodoferroviários e, caso não haja retorno das atividades, as obras da duplicação Teresina a Demerval Lobão também serão afetadas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sinduscon pede retorno das atividades da construção civil em Teresina

Veja íntegra do decreto que inclui construção civil como atividade essencial

Prefeitura de Teresina mantém suspensão das atividades da construção civil

Decreto de Bolsonaro classifica construção civil como atividade essencial

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.