Fechar
GP1

São Félix do Piauí - Piauí

Empresário Sisor é condenado a 4 anos de prisão por sonegar impostos

A sentença do juiz de direito Antônio Lopes de Oliveira, da 10ª Vara Criminal de Teresina, foi dada na última segunda-feira (25).

O juiz de direito Antônio Lopes de Oliveira, da 10ª Vara Criminal de Teresina, condenou o empresário Francisco de Assis Cosme, mais conhecido como Sisor, a 4 anos e 8 meses de prisão por sonegação de impostos. A sentença foi dada na última segunda-feira (25).

Segundo denúncia do Ministério Público do Estado do Piauí, Sisor, por meio da empresa Cosme e Vieira Ltda (Nordeste Bebidas), situada na Avenida Helvídio Nunes, s/n, no bairro Catavento, na cidade de Picos, no período de janeiro a dezembro de 2012, não registrou notas fiscais de compra de mercadorias, suprimindo ilegalmente o pagamento de ICMS, omitindo, nas DIEFS, informações acerca da entrada de mercadorias, reduzindo o valor de tributos pagos, conhecido na linguagem do fisco como "estoque paralelo".

O MP apontou ainda que o empresário, nos anos 2010 e 2011, adquiriu mercadorias descobertas, ou seja, sem nota fiscal, ensejando a supressão de tributos das operações posteriores envolvendo os aludidos bens.

Já no período de janeiro a dezembro de 2012, foi deixado de recolher ICMS, correspondente entre a alíquota interna e interestadual sobre base de cálculo de valor utilizado pelo fornecedor, em operação estadual de aquisição de mercadoria para o ativo fixo e/ou consumo do estabelecimento.

O magistrado destacou na sentença que Sisor admitiu que era o responsável pela empresa e que tinha pleno conhecimento dos lançamentos fiscais, não tendo providenciado o pagamento dos tributos devidos.

“O réu possuía a obrigação legal de recolher os tributos devidos ao fisco, do qual tinha plena consciência fato, pois sabia da entrada de mercadorias na firma da qual é proprietário, entretanto efetuava a venda das ditas mercadorias, sem recolhimento do imposto ao Fisco Estadual, incorrendo nos delitos por sonegação fiscal, conhecido neste tipo de delito como "estoque paralelo””, diz trecho da sentença.

O empresário então foi condenado por omitir informação, ou prestar declaração falsa às autoridades fazendárias e fraudar a fiscalização tributária, inserindo elementos inexatos, ou omitindo operação de qualquer natureza, em documento ou livro exigido pela lei fiscal.

Sisor então foi condenado a 4 anos e 8 meses de prisão, em regime semiaberto, e a devolver R$ 131.543,90 aos cofres públicos. Foi concedido a ele o direito de recorrer da sentença em liberdade.

Outro lado

O empresário não foi localizado pelo GP1.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Empresário Sisor é acusado de assédio moral contra funcionários

MP-PI denuncia empresário Sisor à Justiça por sonegação fiscal

Juiz recebe denúncia contra empresário Sisor por sonegação fiscal

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.