Fechar
GP1

Brasil

Engenheiro Luciano Gil pede desculpas por vídeo machista na Rússia

Luciano Gil Mendes Coelho pediu “desculpas às mulheres ofendidas”.

O engenheiro piauiense Luciano Gil Mendes Coelho, que aparece em vídeo machista gravado na Rússia disse em entrevista ao Uol que se surpreendeu com a repercussão e pediu “desculpas às mulheres ofendidas”. Ele aparece em um vídeo onde várias pessoas incitam uma torcedora russa a reproduzir palavras de cunho sexual, após o jogo de estreia do Brasil na Copa do Mundo.

“Somos pais de família, trabalhadores e vocês estão acabando com a vida da gente... Quem está brincando carnaval exagera um pouquinho na bebida e às vezes passa do ponto. Peço desculpas às mulheres que possam ter se sentido ofendidas, mas estão transformando um copo d’água em uma tempestade”, disse.

O engenheiro também afirmou estar incomodado com a repercussão do vídeo. “Aqui na Rússia, a Copa está muita animada, um carnaval”, disse Luciano. “No Brasil estamos com problema de educação, saúde, corrupção e vão fazer isso com a gente. Estão instigando os russos contra nós. Até agora eles foram muito solícitos, principalmente as russas. Carinhosas, afetivas. Os brasileiros estão instigando a violência aqui”, afirmou.

  • Foto: Reprodução/InternetBrasileiros assediando mulher na RússiaBrasileiros assediando mulher na Rússia

Luciano não quis descrever, no entanto, o contexto em que o vídeo foi feito. “Não foi feita coação, nada ali foi forçado. Tinha mais de 40 meninas ali e os próprios russos que tinham namoradas colocavam elas na brincadeira de livre e espontânea vontade. Só ganhou essa conotação porque aconteceu aqui na Rússia, mas se fosse na favela ou no carnaval, seria considerado normal.”

Ainda segundo ele, a russa sabia do significado das palavras. “Tinha um brasileiro que falava russo que traduziu tudo para ela. Ela sabia e achou tudo bem. Nunca agredi mulher, naquela hora não houve coação moral, não houve forçação de barra com ela, não houve mão boba, não teve nada disso. Ela estava superanimada, como diversas russas que estão curtindo a festa, porque as russas nunca tiveram uma festa como essa”, finalizou.

Nota de repúdio

O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI) emitiram uma nota repudiando a atitude do engenheiro piauiense Luciano Gil Mendes Coelho.

Confira a nota do Crea/PI e Confea:

O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI) lamentam profundamente que um profissional com registro no Sistema Confea/Crea, tenha participado do infame episódio de misoginia e sexismo realizado por um grupo de brasileiros durante a Copa do Mundo 2018.

O exercício da engenharia abrange a promoção da segurança, da qualidade de vida, da sustentabilidade, da proteção aos valores mais caros da experiência profissional e não o protagonismo de cenas lamentáveis e vergonhosas que desrespeitam a mulher, estrangeiros ou qualquer pessoa.

Desde 2014 o Confea possui um grupo de trabalho Equidade de Gênero e o código de ética das profissões ressalta que a “a profissão é alto título de honra e sua prática exige conduta honesta, digna e cidadã”.

O Confea e o Crea-PI ressaltam que atitudes como as protagonizadas podem caracterizar infração ao código de ética profissional já que o mesmo ressalta que “constitui-se infração ética todo ato cometido pelo profissional que atente contra os princípios éticos, descumpra os deveres do ofício, pratique condutas expressamente vedadas ou lese direitos reconhecidos de outrem”.

Assessoria de Comunicação Confea/Crea-PI

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.