Fechar
GP1

Brasil

Ex-presidente do BB e da Petrobras é preso na 42ª fase da Lava Jato

A atual fase da operação, batizada de Cobra, foi deflagrada no Distrito Federal e nos estados de Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

A Polícia Federal deflagrou, na manhã dessa quinta-feira (27), a 42ª fase da Operação Lava Jato, e prendeu o ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras, Aldemir Bendine, na cidade de Sorocaba (SP). O publicitário André Gustavo Vieira da Silva, que trabalha com Bendine, também foi preso.

A atual fase da operação, batizada de Cobra, foi deflagrada no Distrito Federal e nos estados de Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. Estão sendo cumpridos três mandados de prisão temporária e 11 de busca e apreensão. A prisão temporária tem prazo de cinco dias e pode ser prorrogada por mais cinco ou convertida em preventiva, quando a pessoa investigada não tem mais previsão de deixar a prisão.

Conforme os depoimentos de delação feito por Marcelo Odebrecht e Fernando Reis, Bendine recebeu R$ 3 milhões para facilitar negócios da empreiteira com a Petrobras. Os delatores informaram que o dinheiro foi pago em espécie, por meio de um intermediário. Operadores financeiros suspeitos de intermediarem recebimento do dinheiro estão sendo investigados, segundo o G1.

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), há indicações de que, na época em que era presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine havia pedido R$ 17 milhões em propina, para viabilizar um financiamento da Odebrecht AgroIndustrial.

As pessoas presas serão conduzidas para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.