Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Firmino Filho diz que houve queda na taxa de transmissão do coronavírus

“É um número para comemorar, mas como existe margem de erro, precisamos esperar a próxima semana para confirmar se existe essa queda. De certa forma, já é uma luz no fim do túnel”, disse o ge

Nesta quarta-feira (17), o prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB) apresentou os dados da 9ª etapa da pesquisa sorológica, realizada em parceria com o Instituto Opinar, para avaliar a evolução do novo coronavírus na Capital. Por meio de uma videoconferência, o prefeito revelou que a taxa de transmissibilidade R0 (R-Zero) caiu para 0,83, a menor registrada entre todas as outras etapas da pesquisa. Antes a taxa era de 1.09.

De acordo com a sondagem, a cidade possui 133.532 pessoas positivadas para a doença, e desse número, 34.594 estão com o vírus ativo. Na etapa anterior, esse número de infectantes era de 41.340.

“Nesta etapa tivemos o R0 de 0,83. É um número para comemorar, mas como existe margem de erro, precisamos esperar a próxima semana para confirmar se existe essa queda mesmo. De certa forma, já é uma luz no fim do túnel. Mas reafirmamos que essa é uma luta diária e temos que fazer um esforço para que a taxa de isolamento volte a crescer. Se continuarmos com essa tendência de queda nas taxas, poderemos reavaliar com mais segurança a abertura das atividades econômicas”, ponderou Firmino.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Prefeito Firmino FilhoPrefeito Firmino Filho

Firmino Filho explicou que a redução da transmissão ocorreu mesmo diante do crescimento da quantidade de pessoas contaminadas com o novo coronavírus. A estimativa de 133.532 de teresinenses positivados para covid-19, representa 15,44% da população.

“Temos uma grande subnotificação. Para cada caso confirmado, temos 39 não confirmados, isso se deve ao baixo número de testagem, entre outras coisas”, afirmou o chefe do Palácio da Cidade.

Flexibilização no interior

Firmino Filho teceu críticas aos prefeitos do interior do Piauí que autorizaram a flexibilização de algumas atividades econômicas e afirmou que Teresina vai sofrer com as consequências, caso haja um aumento no número de casos da doença.

“Nossa preocupação não é só Teresina, mas o estado como um todo. Se o pico na Capital é agora em junho, o do Piauí será lá para o final de julho, início de agosto. Depois dessa tensão que vivemos, Teresina vai diminuir, mas vai crescer no interior. Como não tem UTI em todas as cidades maiores, isso vai chegar a Teresina”, disse o prefeito da Capital.

“Quando vemos prefeitos abrindo o comércio, perguntamos se eles têm leitos de UTI suficientes. Muitos desses municípios são incapazes de prestar essa assistência e encaminham os doentes para Teresina, que vai pagar pela omissão de alguns gestores”, criticou o tucano.

Distribuição do vírus

Quanto à distribuição do vírus pela cidade, a pesquisa demonstrou que a zona sul precisa de uma atenção especial em relação ao isolamento social, pois apresenta 42% dos casos positivados. A zona leste aparece em seguida, com 25%. A zona norte apresentou uma queda em relação à oitava etapa e nesta sondagem representa 22% das pessoas positivas para a covid-19. A zona sudeste continua na tendência de redução e nesta pesquisa aparece com 11% dos casos.

Faixa etária

Em relação à idade, a faixa etária mais infectada é de 25 a 34 anos, que representa 31% dos positivados. Em seguida aparecem as pessoas entre 15 e 24 anos, que são 19% dos casos. Nas pessoas com idade entre 45 a 54 anos o índice de positivados está em 17%. Logo abaixo, com 14%, estão os adultos com 35 a 44 anos. As crianças e adolescentes nas faixas de 0 a 14 anos estão entre os 11%, em seguida, com 6%, as pessoas de 55 a 69 anos, e seguindo a tendência das últimas sondagens, os maiores de 70 anos permanecem entre os 3% dos casos atestados positivos.

Veja pesquisa na íntegra abaixo ou clicando aqui

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Covid-19: Firmino Filho avalia contratar médicos de outros estados

Prefeito Firmino Filho anuncia que testou negativo para coronavírus

Empresários protestam em frente a Câmara de Teresina pela abertura do comércio

Teresina tem 4.877 casos confirmados e 222 óbitos por covid-19

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.