Fechar
GP1

Teresina - Piauí

FMS cria centros para fazer testes em familiares de pacientes com covid-19

Também serão direcionadas para estes locais as pessoas que entrarem em contato com Fundação por meio do serviço ‘Testa Teresina’, conforme orientação recebida durante o atendimento via WhatsA

A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), criou Centros de Rastreamento e Testagem (CRT), para garantir maior agilidade na realização de exames, cortando a cadeia de transmissão do novo coronavírus. A medida se aplica a familiares que moram na mesma residência de pessoas que foram diagnosticadas com a covid-19.

Os centros estarão espalhados por Teresina e realizarão a testagem de quem mora com pacientes positivados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), através do teste laboratorial do Lacen realizado nos hospitais, exclusivamente mediante agendamento prévio.

O diretor de Atenção Básica da FMS, Kledson Batista, explicou como todo processo será realizado. “Uma vez testado positivo, a FMS entrará em contato por telefone com o paciente para marcar de forma organizada o teste rápido de seus contatos intradomiciliares no centro mais próximo à UBS em que ele foi atendido”, explicou ele.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Kledson Batista, Diretor de Atenção Básica da FMS,Kledson Batista, Diretor de Atenção Básica da FMS,

‘Testa Teresina’

Também serão direcionadas para estes locais as pessoas que entrarem em contato com Fundação por meio do serviço ‘Testa Teresina’, conforme orientação recebida durante o atendimento via WhatsApp.

Centros em funcionamento

Quatro destes centros já estão em funcionamento. Eles estão localizados nas faculdades AESPI/Unifapi (zona leste), Estácio (zona sudeste) e Uninassau (zona sul), além do Clube dos Servidores Municipais (zona norte).

Kledson Batista informou ainda que há previsão para que em breve mais dois pontos sejam abertos pela FMS. “É importante destacar que esses centros de testagem são apenas para pessoas assintomáticas. Os contatos que apresentarem sintomas serão testados nas UBS, onde também receberão atendimento médico”, finalizou.

O objetivo é conseguir fazer o rastreio do maior número de pessoas com o vírus, o que garante um isolamento com segurança. “Lembramos no entanto que o isolamento e a quarentena não dependem apenas do resultado do teste, e sim do compromisso daquela pessoa que está em contato com um positivo de ficar em casa pelo período indicado conforme a conduta médica”, alerta Kledson Batista. “Este isolamento deve ser cumprido por todos a partir do caso índice, que é a primeira pessoa que testou positivo na residência”, ressalta ele.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

FMS disponibiliza testes para detectar covid-19 na fase inicial

Teresina registra 2.341 recuperados do novo coronavírus, diz FMS

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.