Teresina - PI

Gilmar Mendes participa de Congresso de Direito em Teresina

O evento teve início na quinta-feira (13) e segue até este sábado (15).

Wanessa Gommes
Teresina
Débora Dayllin
Teresina
- atualizado

Gilmar Mendes é homenageado em congresso de Direito em Teresina

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, está participando do IV Congresso de Direito Tributário do Piauí, que acontece nesta sexta-feira (14) e sábado (15), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Piauí, na zona norte de Teresina.

Gilmar Mendes está no Congresso para discutir sobre os 30 anos do Sistema Tributário Constitucional, tema central do Congresso Nacional. Ele defendeu a necessidade de uma reforma durante entrevista coletiva à imprensa: "Há muitas propostas nesse sentido, de reformulação da federação, os estados reclamam, os municípios reclamam, a União reclama, nós temos que encontrar um consenso em relação a isso. Temos que fazer, talvez, uma profunda reforma que está sendo incitada ainda neste governo, na área da previdência social, que repercute sobre as finanças dos estados e também dos municípios e claro, da União", explicou.

"Tenho a impressão de que estamos construído soluções, temos construindo pontes com diálogo, com esforço no sentido de uma superação. O Brasil cresceu nesses 30 anos, é a 8ª economia no mundo, gasta muito, e não sobram recursos para investimentos", afirmou.

Questionado se o sistema tributário atual é injusto, Gilmar respondeu: "Sem dúvidas. Há muitos problemas e é muito difícil fazer esse conserto do avião em pleno voo, toda vez que se oferece uma proposta de reforma tributária as pessoas não perguntam se isso vai ser melhor para a dinâmica da economia, cada ente, União, Estado e Município se pergunta, quanto que eu vou perder? Será que eu não vou perder receita de imediato? Porque todos estão com suas despesas já programas e contam com aquela receita, então temos essa dificuldade", relatou.