Fechar
GP1

Política

Gilmar Mendes suspende posse de Lula como ministro da Casa Civil

Com a suspensão, o processo volta para a responsabilidade do juiz federal Sérgio Moro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, suspendeu na noite de ontem (18), a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao cargo de ministro-chefe da Casa Civil, nomeado na última quinta-feira (17).

Gilmar Mendes atendeu um das 13 ações que chegaram ao STF protestando a entrada de Lula ao Governo Federal. Com a suspensão, o processo volta para a responsabilidade do juiz federal Sérgio Moro– responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância.

Imagem: O GloboLuiz Inácio Lula da Silva(Imagem:O Globo)Luiz Inácio Lula da Silva

Para o ministro, segundo o G1, Lula fraudou à Constituição brasileira ao arquitetar a ida ao Governo Federal, com o intuito de obter foro privilegiado e escapar das investigações sobre o esquema de corrupção na Petrobras.

Dilma, no entanto, teria agido contra a administração pública e pode ter cometido o crime de obstrução da Justiça - interferir nas investigações judiciais – ao empossar Lula. Pois ele é o principal alvo da Polícia Federal, acusado de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.

Outros pedidos de suspensão da posse

O primeiro pedido liminar contra a posse de Lula partiu do juiz Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara Federal, horas após a nomeação, porém foi derrubada pelo Presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, o desembargador Cândido Ribeiro derrubou no mesmo dia.

No entanto, Lula continuou impedido de exercer o cargo. A segunda liminar foi deferida pela juíza da 6ª Vara Federal do Rio de Janeiro, Regina Coeli Formisano, mas também foi derrubada, dessa vez pelo vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, desembargador Reis Fride.

Uma terceira liminar foi concedida ontem (18) para impedir que o petista comande a Casa Civil. A decisão foi expedida por um juiz de primeira instância da 1ª Vara de Assis, no interior de São Paulo.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.