Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Governadores do Nordeste participam de fórum em Teresina

O evento é realizado pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib).

Lucas Dias/GP1 1 / 11 Governador Wellington Dias ao lado dos governadores no Abdib Fórum Infraestrutura Regional – Edição Nordeste Governador Wellington Dias ao lado dos governadores no Abdib Fórum Infraestrutura Regional – Edição Nordeste
Lucas Dias/GP1 2 / 11 Wellington Dias no Abdib Fórum Infraestrutura Regional – Edição Nordeste Wellington Dias no Abdib Fórum Infraestrutura Regional – Edição Nordeste
Lucas Dias/GP1 3 / 11 Governador Wellington Dias Governador Wellington Dias
Lucas Dias/GP1 4 / 11 Governadores do Nordeste se reúnem em Teresina Governadores do Nordeste se reúnem em Teresina
Lucas Dias/GP1 5 / 11 Governadores no Abdib Fórum Infraestrutura Regional – Edição Nordeste Governadores no Abdib Fórum Infraestrutura Regional – Edição Nordeste
Lucas Dias/GP1 6 / 11 Wellington Dias ao lado dos demais governadores do Nordeste Wellington Dias ao lado dos demais governadores do Nordeste
Lucas Dias/GP1 7 / 11 Wellington discursa no Abdib Fórum Infraestrutura Regional – Edição Nordeste Wellington discursa no Abdib Fórum Infraestrutura Regional – Edição Nordeste
Lucas Dias/GP1 8 / 11 Abdib Fórum Infraestrutura Regional – Edição Nordeste Abdib Fórum Infraestrutura Regional – Edição Nordeste
Lucas Dias/GP1 9 / 11 Governador do Maranhão Flávio Dino Governador do Maranhão Flávio Dino
Lucas Dias/GP1 10 / 11 Governador da Bahia Rui Costa Governador da Bahia Rui Costa
Lucas Dias/GP1 11 / 11 Governador do Piauí Wellington Dias Governador do Piauí Wellington Dias

O governador Wellington Dias (PT) participou na manhã desta quinta-feira (22) do Fórum Infraestrutura Regional – Edição Nordeste no Blue Tree Towers, em Teresina. O evento é realizado pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib).

Além de Wellington, participaram também do evento os governadores Flávio Dino (MA), Fátima Bezerra (RN), Rui Costa (BA), Renan Filho (AL), Belivaldo Chagas (SE), João Azevêdo (PB), Camilo Santana (CE) e a vice-governadora Luciana Santos (PE).

Na ocasião, os governadores vão destacar os potenciais de cada um dos estados do Nordeste para possíveis investidores. Representantes de várias empresas do Brasil e do mundo participaram do evento.

“Como você pode ver aqui, nós temos provavelmente o maior evento empresarial da história do Piauí, eu diria que é um dos maiores do Nordeste, nós temos hoje aqui aproximadamente 17% do PIB brasileiro. São empresas da construção civil, são empresas que administram fundos, bancos, são empresas internacionais, e no momento em que nós temos os nove governadores com as nossas equipes, junto com o governo federal a oportunidade de apresentar o potencial de crescimento que tem essa região”, declarou o petista.

Wellington destacou ainda que a área que mais necessita de investimentos no Piauí, além de estradas, aeroportos e portos é saneamento básico. “Essa região, na área do saneamento, seja onde que mais temos a necessidade de investimentos em esgoto, coleta e tratamento de lixo, na área de tratamento de água, onde que nós temos adutoras, se a gente examina na área do turismo”, afirmou.

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse durante entrevista que o encontro realizado entre os governadores do Nordeste busca trazer maior visibilidade e melhorias para o Brasil.

“É o trabalho, a gestão, cuidar de gente que melhora a vida das pessoas. Os governadores querem isso. Aprendi com minha mãe e a minha mãe dizia isso: trate as pessoas do jeito que você gostaria de ser tratada. Essa é a melhor forma que todo ser humano tem para se comportar. Tratar o próximo como ele gostaria de ser tratados. Nós, governadores do Nordeste, queremos ser tratados com respeito e por isso tratamos a todos com respeito. Queremos que respeitem a nossa população, queremos sentar, dialogar e discutir de forma técnica e profissional o que podemos fazer para melhorar o Nordeste e Melhorar o Brasil”, destacou.

Abdib

Essa é a primeira vez que o fórum acontece no Nordeste. Em entrevista ao GP1 o diretor de comunicação da Abdib, José Casadei, explicou que antes do fórum houve uma conversa com os governadores para verificar as possibilidades de investimentos.

“Verificamos todas as possibilidades de investimentos que eles têm para o setor privado e tem muito financiamento e recursos disponíveis no mercado, tanto mercado nacional como internacional com juros baixos, sobretudo no mercado internacional. O que a gente precisa é juntar todas essas pontas. A demanda reprimida por oferta de infraestrutura, os governos apresentando seus projetos e a conexão com os investidores e negociadores”, explicou Casadei.

Investimento do setor privado

O ex-governador do Piauí, Freitas Neto, avaliou que é necessário o investimento do setor privado já que o poder público, segundo ele, não tem mais capacidade de investimento. “Sem dúvidas nenhuma acho que chegou a nossa hora e o Piauí vai buscar essas oportunidades. No momento você tem que buscar investimentos do setor privado por um motivo, é que o poder público não tem mais capacidade de investimento”, afirmou.

“Demorou fazer as reformas, cresceu demais o tamanho do Estado, aumentou demais despesas desnecessárias e o poder público como um todo, o Estado brasileiro como um todo. Resultado é que dinheiro para investir, inclusive no que é necessário, como a Educação, Saúde e Segurança Pública, faltou”, concluiu o ex-governador.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.