Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Governo do Estado e Prefeitura de Teresina planejam lançar decreto único

Governo e Prefeitura de Teresina trabalham para a elaboração de um decreto único, indicando o que deve funcionar, para divulgação com antecedência a fim de que os setores impactados se progra

O governador Wellington Dias esteve reunido, nesta segunda-feira (29), com o Comitê Ampliado de Operações Emergenciais contra a Covid-19, que aprovou as novas medidas restritivas para suspensão de atividades consideradas essenciais, no período entre a próxima quinta-feira (2) e domingo (5). Governo e Prefeitura de Teresina trabalham para a elaboração de um decreto único, indicando o que deve funcionar, para divulgação com antecedência a fim de que os setores impactados se programarem.

O chefe do executivo estadual se baseou nos números atingidos no último final de semana para ressaltar a importância da medida. No sábado (27), o índice de isolamento no Piauí foi de 44,8%, quase seis pontos percentuais a mais do que registrado no sábado anterior, dia 20. Já no domingo (28), o índice subiu para 50,5%, contra 48,6% do domingo dia 21. Teresina também melhorou o índice, ficando em segundo lugar no Brasil, entre as capitais, com 50,2% no sábado e em terceiro, com 56,20% no domingo.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Wellington Dias e Firmino FilhoWellington Dias e Firmino Filho

A restrição maior, de quatro dias, visa quebrar a cadeia de transmissão do vírus. “Se temos pessoas com coronavírus em fase de transmissibilidade, em um período de transmissão de seis ou sete dias, conseguiremos cortar quatro deles. Reduzimos a quantidade de pessoas com coronavírus, com chance de reduzir a ocupação de leitos, buscando condições de ter mais gente saindo de alta hospitalar do que entrando”, avaliou Dias.

O esforço antecede a retomada de parte das atividades econômicas na capital piauiense, prevista para o dia 6 de julho. Inicialmente, deve ser liberado para funcionar o setor da construção civil. Dias ressaltou o rigor na fiscalização para que o processo seja organizado. “Vamos estar com equipes ajudando na organização nas áreas de maior movimento, como Piçarra, Parque Piauí, Dirceu, Miguel Rosa, acompanhando se as orientações previstas nos protocolos estão endo cumpridas. Gostaríamos que as lojas de venda de materiais de construção já estivessem de portas abertas no dia 6”, disse.

A reunião foi acompanhada por representantes do setor produtivo e trabalhadores. “Achamos a proposta viável. Não adianta abrirmos o comércio aleatoriamente e depois ter que recuar, como fez Brasília”, avaliou Marcelino Moura, secretário do Sindicato dos Comerciários de Teresina.

Saúde
Sobre as medidas adotadas na rede de Saúde para tratamento de pacientes com Covid-19, Dias destacou o esforço para abertura de 80 novos leitos de UTI, aquisição de medicamentos e insumos. Diante da grande demanda, há uma escassez na indústria farmacêutica nacional e os governadores aguardam liberação do Ministério da Saúde para adquirir produtos em outros países. Wellington Dias declarou ainda que o estado do Piauí e o município de Teresina manifestaram interesse em receber profissionais de saúde cedidos pelo governo federal, para minimizar a escassez de pessoal.

Participaram da reunião Regina Sousa, vice-governadora; desembargador Sebastião Ribeiro Martins, presidente do Tribunal de Justiça; Themístocles Filho, presidente da Alepi; Carmelina Moura, procuradora-geral de justiça; Erisvaldo Marques, defensor público-geral; secretário municipal de Finanças, Francisco Canindé, representando o prefeito de Teresina; Merlong Solano, secretário de Administração e Previdência; Florentino Neto, secretário estadual de Saúde; Antonio Neto, secretário de Planejamento; Igor Neri, secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico; presidente OAB-PI, Celso Barros; presidente da Federação das Câmara de Dirigentes Lojistas do Piauí, Savio Normando; gerente da Vigilância Sanitária Estadual, Tatiana Chaves.

No dia 6 de julho, as autoridades que compõem o Comitê Ampliado, devem se reunir novamente para avaliar os próximos passos da retomada das atividades econômicas, que prevê a abertura do setor automotivo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Firmino Filho vai fechar novamente os supermercados no fim de semana

Firmino Filho mantém aulas da rede municipal suspensas até 31 de julho

Wellington Dias cobra isolamento para retorno do comércio dia 6

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.