Teresina - PI

HGV terá mais 20 leitos de UTI até próxima terça, diz Gilberto Albuquerque

O diretor do Hospital Getúlio Vargas, Gilberto Albuquerque, informou ao GP1  que o HGV já conta com mais nove leitos, dos 40 previstos para serem instalados.

Thais Guimarães
Teresina
- atualizado

O diretor do Hospital Getúlio Vargas (HGV), Gilberto Albuquerque, informou ao GP1 na noite desta quarta-feira (25) que até o final desse mês a unidade vai estar equipada com mais 20 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), para enfrentar a pandemia de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

De acordo com o médico, o HGV já conta com mais nove leitos, dos 40 previstos para serem instalados. “Já temos nove prontos, os outros, estamos só esperando os equipamentos chegarem, alguns já chegaram, mas o Hospital da Polícia Militar precisou com mais urgência, porque ele vai ser um hospital sentinela, nós vamos ser o de referência”, afirmou.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Gilberto Albuquerque, diretor do HUTGilberto Albuquerque, diretor do HGV

Gilberto Albuquerque explicou como os casos referentes ao coronavírus serão distribuídos na rede pública de saúde. “Primeiro os pacientes vão para o HPM [Hospital da Polícia Militar], os que precisarem de UTI vão para o HDIC [Natan Portela], só depois virão para o HGV. Grávidas vão para a maternidade, crianças vão para o Hospital Infantil”, destacou.

Ainda segundo o diretor do HGV, os equipamentos necessários para a montagem dos leitos estão chegando aos poucos, por serem oriundos de vários lugares. “Todo dia chega uma parte dos equipamentos, o estado do Piauí comprou 170 leitos, o Ministério da Saúde também está mandando, agora esse material é direcionado para onde está precisando mais rápido, se nós temos nove leitos prontos e ainda não há pacientes, tem lugar que está precisando mais”, colocou.

Por fim, Gilberto Albuquerque reiterou que até o início do próximo mês o Estado do Piauí deve receber 70 leitos de UTI, que serão distribuídos nas unidades hospitalares, conforme a demanda que for apresentada.

“Nesta quarta no HGV chegaram vários equipamentos, quinta e sábado tem previsão de chegar mais. No final do mês deveremos completar mais dez leitos, no início do próximo mês tem previsão de chegar mais 70 para o Estado do Piauí”, finalizou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

HGV vai ampliar UTIs para receber casos suspeitos de coronavírus

HGV já montou oito novos leitos de UTI para pacientes com coronavírus