Fechar
GP1

Mundo

Hong Kong anuncia que vai parar de importar carne brasileira

O país ainda manterá contato com as autoridades brasileiras para obter informações detalhadas para futuras avaliações.

Nesta terça-feira (21) Hong Kong anunciou que suspendeu a importação de carnes depois da deflagração da Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, que levantou questionamentos sobre a segurança da indústria do produto no país.

 “Tendo em vista que a qualidade da carne exportada do Brasil é questionada, por prudência, o Centro de Segurança Alimentar suspendeu temporariamente a importação de carnes congeladas e refrigeradas e carne de aves do Brasil com efeito imediato”, informou a entidade em comunicado.

De acordo com a Veja, o país ainda manterá contato com as autoridades brasileiras para obter informações detalhadas para futuras avaliações.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Carnes da Friboi encontradas no Supermercado Carvalho Carnes da Friboi encontradas no Supermercado Carvalho

No ano passado, Hong Kong importou mais de 770 mil toneladas de alimento. Na segunda (20), China, Chile e a União Europeia anunciaram medidas para proibir temporariamente as importações do Brasil ou de empresas específicas acusadas pela PF de subornar funcionários sanitários por certificados de saúde. Os Estados Unidos junto com outros países disseram que vão aumentar as inspeções.

Na sexta-feira (17) a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Carne Fraca e cumpriu 311 mandados judiciais, em sete estados do Brasil. A operação, apura o envolvimento de fiscais do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) em um esquema de liberação de licenças e fiscalização irregular de frigoríficos.

Entre as marcas investigadas, estão Sadia, Friboi, Perdigão e Seara, que são acusadas de vender carnes estragadas, usar produtos cancerígenos e vencidos, entre outras irregularidades que foram encontradas durante dois anos de investigação.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.