Fechar
GP1

Brasil

Ibaneis Rocha decreta reabertura de parques e igrejas no DF

A medida entra em vigor no dia 3 de junho e é condicionada a regras sanitárias e de distanciamento social.

Com 8.722 casos confirmados de covid-19, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), decretou neste sábado (30) a reabertura de igrejas e parques na região. A medida entra em vigor no dia 3 de junho e é condicionada a regras sanitárias e de distanciamento social. O DF registrou dez novas mortes pela doença entre quinta e sexta-feira, com um total de 154 óbitos desde o início da pandemia.

Ibaneis disse que a reabertura é baseada em estudos técnicos. "Elas não colocam em risco a população do Distrito Federal", afirmou o governador a jornalistas. Ele disse ainda que, em comparação aos outros Estados, o DF está abaixo do que era previsto desde o início da pandemia. "Temos uma capacidade hospitalar muito acima do que é necessário para fazer uma reabertura", disse o governador.

Segundo o decreto publicado no Diário Oficial do Distrito Federal deste sábado, fica autorizada a realização de cultos, missas e rituais de qualquer credo ou religião, observadas normas específicas.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Governador Ibaneis RochaGovernador Ibaneis Rocha

Os eventos poderão ser realizados em locais com capacidade para mais de 200 pessoas, desde que sejam disponibilizados na entrada produtos para higienização de mãos e calçados. Os locais devem respeitar o afastamento mínimo de um metro e meio de uma pessoa para outra, com demarcação específica nas cadeiras dos locais para acomodação dos fiéis.

Além disso, as cadeiras devem ser intercaladas, uma vazia, uma ocupada. Idosos e crianças menores de 12 anos ficam proibidas de participar. O uso da máscara é obrigatório e a temperatura dos fiéis terá de ser medida na entrada. O decreto permite ainda a realização dos eventos religiosos nos estacionamentos, com os fiéis dentro dos carros.

O decreto determina também a reabertura de 18 parques, entre eles o maior de Brasília, o Parque da Cidade Sarah Kubitschek. Nesses locais não será permitido comércio e os equipamentos de ginástica, bebedouros e banheiros ficam interditados.

"No que diz respeito aos parques é somente para as pessoas voltarem a fazer exercício", disse Ibaneis. "Temos vários parques que podem acomodar essas pessoas que estão na rua, de maneira segura, com fiscalização, com estacionamento. Acho que é a melhor maneira fazer isso de forma controlada", afirmou.

Ao longo desta semana, o governo do Distrito Federal já havia flexibilizado as medidas de restrição do funcionamento do comércio local e editou um decreto liberando a retomada de novos serviços na capital federal, incluindo a abertura de shoppings centers.

Os estabelecimentos reabriram na quarta-feira, 27, em horário reduzido, das 13h às 21h, seguindo regras de proteção aos empregados e clientes durante a pandemia do novo coronavírus.

NOTÍCIA RELACIONADA

Governador Ibaneis Rocha reabre todo o comércio no dia 3 de maio

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.