Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

IBGE: cresce número de piauienses com dificuldade em conseguir emprego

Conforme os dados ,eram 505 mil nessa situação em maio, tendo passado a 535 mil em junho, um aumento de 6%.

A pesquisa PNAD COVID19 realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que cresceu o número de pessoas que gostariam de trabalhar, mas não procuraram emprego por conta da pandemia da covid-19 ou por falta de trabalho na localidade onde residem.

Conforme os dados, eram 505 mil nessa situação em maio, tendo passado a 535 mil em junho, um aumento de 6%. Também cresceu o número da população desocupada (desempregada) no Piauí. Havia 94 mil pessoas desocupadas no estado em maio, quantidade que chegou a 97 mil em junho.

A taxa de desocupação saiu de 8,7% para 9,1% nesse período. Com isso, são 632 mil pessoas com dificuldades para acessar o mercado de trabalho por influência da pandemia, seja por falta de vagas ou por medo de contrair a Covid-19.

Pessoas afastadas do trabalho

A pesquisa também revelou que o número de pessoas ocupadas e afastadas do trabalho caiu no mês passado no Piauí. O contingente chegava a 302 mil pessoas em maio, tendo passado para 230 mil em junho, uma redução de cerca de 24%.

O distanciamento social em decorrência do novo coronavírus (Covid-19) foi o motivo da maioria dos afastamentos no mês de junho: 202 mil, aproximadamente 88% do total. Aqueles que estavam afastados por outros motivos como férias, licença-saúde, licença-maternidade, entre outros, eram 28 mil no estado.

Pouco mais da metade (50,3%) das pessoas que estavam ocupadas e afastadas do trabalho em junho, no Piauí, deixaram de receber remuneração, o que equivale a 116 mil pessoas. Em maio esse quantitativo era de 151 mil pessoas, o que representa uma redução de cerca de 23% em junho.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Covid-19: número de pessoas afastadas do trabalho diminuiu no Piauí

Covid-19: veja o que vai abrir neste final de semana em Teresina

Teresina tem 14.920 casos e 649 mortes em decorrência da covid-19

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.