Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Juiz determina que Justiça do Maranhão julgue PM que matou cabo Samuel

A decisão do juiz de direito Jorge Cley Martins Vieira, da Central de Inquéritos de Teresina, foi dada no dia 29 de abril deste ano.

O juiz de direito Jorge Cley Martins Vieira, da Central de Inquéritos de Teresina, declinou a competência para a apreciação de inquérito policial militar instaurado para apurar fato ocorrido no dia 01 de fevereiro de 2019, em que o policial militar do Maranhão, Francisco Ribeiro dos Santos Filho, efetuou disparos de arma de fogo contra o PM do Piauí, Samuel de Sousa Borges, ocasionando a morte do militar piauiense.

Com o declínio, o acusado poderá será julgado pela Justiça Militar do Estado do Maranhão. A decisão foi dada no dia 29 de abril deste ano.

  • Foto: Facebook/Francisco RibeiroSoldado da PM Francisco Ribeiro dos Santos FilhoSoldado da PM Francisco Ribeiro dos Santos Filho

Ministério Público

O GP1 conversou, na tarde desta segunda-feira (06), com o promotor Assuero Stevenson Pereira Oliveira, da 9ª Promotoria de Justiça, que emitiu parecer pelo declínio da competência. Ele elogiou a decisão do juiz e explicou porque Francisco deve ser julgado no Maranhão.

"Quando o crime é praticado por um militar mesmo que ele pratique aquele fato em outra unidade da federação ele tem que ser julgado e processado na unidade militar que ele serve, então a razão é essa daí, acertadamente o juiz declinou da competência. É um pensamento meu da aplicação correta do direito penal militar", afirmou.

O promotor disse ainda que com a decisão do juiz Jorge Cley, o juiz do Tribunal Popular do Júri poderá levar o caso para que o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí decida. "Com essa decisão tem que ser suscitado o conflito de competência, não sei se o juiz do Tribunal do Júri vai suscitar isso, só então o tribunal daqui vai decidir", declarou.

Relembre o caso

Samuel foi morto com três tiros na cabeça, na frente do filho, próximo a um colégio particular, na zona leste de Teresina, na tarde do dia 1º de fevereiro deste ano. O acusado é Francisco Ribeiro dos Santos Filho, soldado da Polícia Militar do Maranhão, lotado no 11º BPM de Timon.

  • Foto: DivulgaçãoCabo Samuel de Sousa BorgesCabo Samuel de Sousa Borges

Francisco foi detido por populares que tentaram linchá-lo, não obtendo êxito por causa da chegada do delegado Willame Moraes, que impediu a ação. O soldado foi encaminhado para a Central de Flagrantes e em seguida para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) em decorrência dos ferimentos sofridos. Ele está preso na penitenciária de Campo Maior.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

PM acusado de matar cabo Samuel Borges vira réu na Justiça

Acusado de matar cabo Samuel deve ser julgado na Justiça Militar do MA

Cabo Samuel Borges filmou abordagem que resultou em sua morte

Policial é assassinado na frente do filho no bairro Jóquei

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.