Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Juíza Elfrida Belleza determina transferência de 47 internos do CEM

A decisão foi dada pela juíza Elfrida Belleza, da 2ª Vara da Infância e Juventude da comarca de Teresina, nesta segunda-feira (12).

A juíza Elfrida Belleza, da 2ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Teresina, determinou nesta segunda-feira (12) a transferência dos 47 infratores do Centro Educacional Masculino (CEM), que registrou uma rebelião na tarde desse domingo (11), na zona norte de Teresina, e parte da estrutura foi danificada.

No momento da rebelião, havia 90 menores na unidade socioeducativa.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Juíza Elfrida Costa da 16ª Zona Eleitoral, localizada na cidade de União Juíza Elfrida Costa da 16ª Zona Eleitoral, localizada na cidade de União

De acordo com a juíza, em virtude do comprometimento da estrutura física do Centro Educacional Masculino houve a necessidade da transferência para o Centro Educacional de Internação Provisória (Ceip), que fica localizado na Avenida Joaquim Nelson, zona sudeste da Capital. Além do Ceip, alguns internos foram transferidos para o Complexo de Defesa da Cidadania (CDC).

"Foram transferidos 22 para o CDC e 25 para o Ceip, que é o Centro de Internação Provisória. O Ceip é adequado, aqui nem tanto, mas é por curto espaço de tempo, até porque o governo já iria começar a reforma dos alojamentos do CEM que estavam precisando de melhoramento. Aumentou a área que vai ser preciso a reforma e eles estão começando hoje", afirmou.

Segundo a magistrada, um interno ficou ferido, mas não precisou ser levado ao hospital. "Ontem eu fui lá e estavam Defensoria Pública, representante público e a representante da OAB dos Direitos Humanos. Um menor ficou ferido na perna, mas não chegou a ser levado ao hospital, foi atendido no local mesmo", declarou.

Sobre a quantidade de jovens que participaram da rebelião, a juíza não soube numerar. "Não sei de falar, mas o que aconteceu foi que a ala toda foi danificada, os menores que estavam na ala foram transferidos pois não tinham condições deles continuarem lá, mas isso não significa que todos participaram. Inclusive, a outra ala não teve nada, os menores continuam lá".

Entenda o caso

Na tarde desse domingo (11), por volta de 13h, teve início a uma rebelião no Centro Educacional Masculino (CEM) logo após os menores infratores terem ateado fogo nos colchões dos alojamentos.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para debelar as chamas e a Polícia Militar também esteve na área externa da unidade para tentar controlar a situação, pois muitos dos adolescentes subiram o telhado da estrutura e ameaçam fugir do Centro Educacional Masculino.

Em seguida, os policiais militares tiveram acesso à área interna do CEM e cerca de 40 adolescentes retornaram aos alojamentos.

NOTÍCIA RELACIONADA

Adolescentes ateiam fogo em colchões durante rebelião no CEM em Teresina

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.