Fechar
GP1

Política

Justiça marca para fevereiro julgamento de ação contra Janainna Marques

Na audiência a deputada será interrogada, bem como as testemunhas indicadas pela acusação.

A Justiça Federal marcou para o dia 05 de fevereiro deste ano, às 10h, a audiência de instrução e julgamento da ação penal em que é ré a deputada estadual licenciada Janainna Marques (PTB), atualmente licenciada para exercer o cargo de Secretária de Estado da Infraestrutura. Na audiência a deputada será interrogada, bem como as testemunhas indicadas pela acusação.

A deputada é acusada pelo Ministério Público Federal de deixar de fazer o repasse à Previdência Social, nos meses de janeiro a dezembro de 2009, das contribuições descontadas das remunerações de segurados empregados do Município de Luzilândia e dos pagamentos a segurados contribuintes individuais que prestaram serviços ao ente público; omissão nas Guias de Recolhimento do FTGS e Informações à Previdência Social (GFIPs) de dados cadastrais e fatos geradores de contribuições providenciarias; omissão de informações, nas Declarações de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTFs) da municipalidade referentes às competências de janeiro de 2007 a dezembro de 2009, da totalidade dos valores devidos a título de contribuição ao PASEP. A denúncia está fundamentada em duas representações fiscais para fins penais e foi recebida em 24 de outubro de 2014.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Janaínna MarquesJanaínna Marques

O que diz a deputada Janainna Marques

A deputada alega em sua defesa a ausência de dolo especifico para a configuração dos crimes. Ressaltou que as dificuldades financeiras atravessadas pelo município impediram o recolhimento da contribuição patronal e afirma que providenciou o parcelamento das dívidas tributarias ainda no ano de 2009 e, em virtude da Lei 12.810/2013 aderiu automaticamente a novo parcelamento.

A deputada pediu a suspensão do processo.

Juiz afirma que defesa não trouxe novos elementos

Na decisão que designou a audiência de instrução e julgamento, dada em 18 de dezembro de 2018, o juiz Francisco Hélio Camelo Ferreira, da 1 ª Vara Federal da Seção Judiciária do Piauí, afirma que a resposta de Janainna Marques “não trouxe elementos probatórios suficientes para descaracterizar/infirmar, de plano, os fatos delituosos narrados na denúncia não ensejando, portanto, o julgamento antecipado da demanda, razão porque deve prosseguir regularmente o feito".

O magistrado solicitou a Receita Federal informações sobre a data do requerimento do parcelamento vigente em relação aos débitos abrangidos pela representação fiscal para fins penais.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MPF pede a perda do mandato da deputada Janainna Marques

MPF quer a suspensão dos direitos políticos de Janainna Marques

STJ rejeita recurso da deputada Janainna Marques contra condenação

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.