Fechar
GP1

Brasil

Luiz Fux assume presidência do Tribunal Superior Eleitoral

Ministro comandará Justiça Eleitoral até agosto, durante pré-campanha.

O ministro Luiz Fux assume nesta terça-feira (6), o comando do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), órgão responsável por organizar as eleições no país.

Fux é membro do Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2001 e assumirá o lugar do atual presidente, Gilmar Mendes, que termina mandato de quatro anos na Corte. A posse está marcada para às 19h, na sede do TSE, em Brasília.

  • Foto: Fátima Meira/Futura Press/Estadão ConteúdoLuiz FuxLuiz Fux

De acordo com informações do G1, Fux comandará o TSE durante toda a pré-campanha deste ano, período em que os candidatos a presidente da República deverão começar a se apresentar de forma mais regular ao eleitor. O mandato de Fux terminará em 15 de agosto, quando ele encerra seu período de quatro anos na corte. Depois disso, assume o comando a ministra Rosa Weber, que será vice do ministro do TSE até lá.

Cabe ao presidente do TSE não só administrar a logística da distribuição das urnas eletrônicas, captação segura e apuração correta dos votos, mas também pautar as decisões da Corte que detalham como as regras da disputa serão interpretadas, de modo a dar equilíbrio entre os candidatos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.