Fechar
GP1

Piauí

Marinha não registra novas manchas de óleo no litoral do Piauí

O capitão Dante afirmou que as novas patrulhas realizadas não encontraram novas manchas de óleo no mar do litoral piauiense, mas que ainda existem muitas praias que precisam ser limpas.

O comandante da Capitania dos Portos do Piauí, capitão Dante, afirmou ao GP1 nesta terça-feira (19) que não foram registradas novas manchas de óleo no litoral do Estado, desde sábado (16). Ele explicou que ainda existem muitas manchas, que uma grande equipe trabalha na limpeza das praias e estima-se que uma tonelada de óleo estaria na região do Delta do Parnaíba.

O capitão Dante afirmou que as novas patrulhas realizadas não encontraram novas manchas de óleo no mar do litoral piauiense, mas que ainda existem muitas praias que precisam ser limpas.

  • Foto: Alef Leão/GP1 Capitão Dante da capitania dos portosCapitão Dante da Capitania dos Portos

“Os dias críticos foram na quinta e sexta-feira. De sábado para cá está sendo feito o recolhimento do óleo, então está sendo feita a limpeza. Vamos continuar fazendo a limpeza, principalmente na área do Delta, onde um representante do ICMBio constatou que uma tonelada de óleo estaria ali. Ontem foram recolhidos 350 quilos, então essa área do Delta é uma estratégia diferente, pois nas praias temos a ajuda das prefeituras, caminhões, voluntários, mas no Delta o acesso é por meio de rios e lá o trabalho é mais difícil. Vamos fazer um pente fino nas praias, para a limpeza de tudo”, afirmou.

O comandante destacou que tem sido realizado um trabalho intenso e que uma equipe do ICMBio está no Piauí ajudando na coleta de informações sobre as manchas.

“O nosso trabalho de monitoramento de limpeza foi iniciado no dia 2 de setembro e tem sido feito todos os dias. Agora com a presença desse navio de patrulha irá ajudar mais. Ontem foi feito o embarque de representantes do ICMBio nesse navio e o objetivo é fazer a avaliação da extensão dos danos no nosso litoral. Esses técnicos ainda estão no navio e vamos recebê-los hoje para uma reunião, para que com base nas informações colhidas, colocar uma estratégia de combate ao óleo, caso venha novamente a aparecer, mas todas as patrulhas realizadas nos últimos dias não foram observadas manchas no mar. Então continua nesse momento o trabalho de limpeza”, destacou.

O capitão Dante afirmou que uma grande força tarefa tem atuado na limpeza das praias. “Ontem fizemos um trabalho árduo com a presença de vários órgãos como o ICMBio, Ibama, Semar, militares da Marinha, fuzileiros navais, militares do exército e do Corpo de Bombeiros, todos envolvidos nesse trabalho de limpeza e esperamos trazer uma normalidade em breve”, finalizou o comandante da Capitania dos Portos do Piauí.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Marinha usa navio patrulheiro para mapear manchas de óleo no Piauí

Chega a 643 número de localidades afetadas por óleo no Nordeste e ES

Wellington Dias faz alerta para população sobre praias com óleo

Manchas de óleo deixam mais praias do Piauí impróprias para banho

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.