Fechar
GP1

Piauí

Marinha usa navio patrulheiro para mapear manchas de óleo no Piauí

De acordo com o comandante da Capitania dos Portos do Piauí, Benjamin Dante , equipes do ICMBio e da Semar estão a bordo do navio para constatar se há presença de novas manchas de óleo no mar

A Marinha do Brasil começou nesta segunda-feira (18) o patrulhamento no litoral piauiense com o auxílio de um navio, a fim de mapear as áreas atingidas pelas manchas de óleo, que chegaram também até a região Delta do Parnaíba, durante o final de semana.

De acordo com o comandante da Capitania dos Portos do Piauí, Benjamin Dante Rodrigues Duarte Lima, equipes do ICMBio e da Semar estão a bordo do navio patrulheiro para intensificar as ações de fiscalização e constatar se há presença de novas manchas de óleo na costa marítima do Piauí. “Estamos com um navio patrulha que está com um representante do ICMBio e da Semar a bordo de modo a fazer o monitoramento, fiscalização e, eventualmente, a coleta e limpeza de áreas, caso tenhamos a presença de óleo no mar e traçar as estratégias de limpeza”, explicou.

  • Foto: Capitania dos Portos do PiauíEquipes da Marinha e representantes da Semar e ICMBioEquipes da Marinha e representantes da Semar e ICMBio

Mais de 3 toneladas de óleo recolhidas

Desde que foram feitos os primeiros registros de óleo no litoral piauiense, já foi possível retirar mais de 3 toneladas do material no mar. O trabalho foi intensificado no último final de semana, tendo em vista que três praias foram atingidas em cheio, não permitindo que banhistas pudessem entrar no mar, como foi o caso das praias de Atalaia e Peito de Moça, em Luís Correia, e Pedra do Sal, na cidade de Parnaíba, que estão impróprias para banho.

“3.166 kg de material oleoso foram recolhidos das praias de Atalaia, Peito de Moça e Pedra do Sal. Além disso, nós temos mais duas praias afetadas, Coqueiro e Pontal, essas com menos óleo, que dessa vez veio mais pulverizado. Desde o início das ações, no dia 02 de setembro, a Marinha do Brasil tem trabalhado intensamente, incrementando nossas ações de fiscalização. Nós tivemos a primeira leva desse óleo de 27 a 30 de outubro, com sete praias atingidas e agora, na última quinta-feira (14), nós tivemos o aparecimento de óleo em cinco praias, infelizmente, às vésperas de um feriado, sendo que três estão impróprias para banho, além disso, o nosso Delta do Parnaíba foi atingido”.

  • Foto: Capitania dos Portos do PiauíNavio patrulheiro da Marinha do BrasilNavio patrulheiro da Marinha do Brasil

Devido ao difícil acesso na região do Delta do Parnaíba, foi necessário sobrevoar a área para detectar a real situação do prejuízo causado na região, como explica o capitão Dante.

“Especificamente sobre o Delta do Parnaíba, foram feitos sobrevoos para tentar avaliar a extensão dos danos, com representantes do ICMBio. Foram dois voos com dois representantes diferentes e, realmente, confirmou-se a presença do óleo. Nós estamos trabalhando arduamente, não temos dia para acabar. As operações de limpeza vão continuar durante toda a semana e vamos tentar trazer para a situação de statu quo ante bellum, ou seja, nossas praias bastante limpas e próprias para banho. Nós torcemos por isso e estamos empenhados nessa missão”, reforçou o comandante.

Além de equipes da Capitania dos Portos do Piauí, representantes da Capitania dos Portos do Maranhão e do Exército Brasileiro, há fuzileiros navais da Marinha que vieram de Belém-PA. Outros órgãos como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar de Luís Correia e das prefeituras municipais, cujas praias foram afetadas, além do próprio IBAMA, ICMBio e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, que estabeleceu as praias impróprias para banho, estão participando das ações de fiscalização e limpeza das áreas afetadas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Manchas de óleo deixam mais praias do Piauí impróprias para banho

Capitania dos Portos confirma presença de óleo no Delta do Parnaíba

Praia de Atalaia é interditada após aparecimento de manchas de óleo

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.