Fechar
GP1

Política

Militantes impedem Lula de sair de sindicato para se entregar à PF

O ex-presidente foi condenado a 12 anos e 1 mês de prisão pelo TRF-4 pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso Triplex.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entrou em um carro por volta das 17h, para tentar sair do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, para se entregar à Polícia Federal, mas militantes impediram a sua passagem.

A senadora e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, subiu às 17h50 deste sábado (07), num carro de som improvisado para negociar com os militantes. De acordo com ela, a PF deu 30 minutos para o presidente se entregar.

"Não vim aqui pra induzir nenhuma decisão, vocês estão aqui de livre e espontânea vontade tentando proteger o presidente Lula. Tenho que dividir um problema. Vocês estão na mais absoluta liberdade, mas preciso conversar com vocês. A consequência pode ser para nós, que a polícia venha aqui dar paulada na gente”, alertou.

A senadora ainda disse que "o fato é que a consequência para Lula, do ponto de vista jurídico, é alta". “A Polícia Federal deu meia hora para a gente resolver essa situação”, afirmou.

  • Foto: Thiago Bernardes/Framephoto/Estadão ConteúdoLula vai a missa em homenagem a Marisa LetíciaLula vai a missa em homenagem a Marisa Letícia

O ex-presidente foi condenado a 12 anos e 1 mês de prisão pelo TRF-4 pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso Triplex. Na tentativa de evitar a prisão do ex-presidente, a defesa de Lula entrou com um habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF), mas o pedido foi negado pelo Supremo por 6 votos a 5. Um dia após a votação no Supremo, o juiz Sérgio Moro decretou a prisão do ex-presidente.

Prazo

O juiz federal Sérgio Moro deu até às 17h de sexta-feira (06), para que o ex-presidente se apresentasse ‘voluntariamente’ na sede da Polícia Federal, em Curitiba. Lula não cumpriu o prazo e iniciou negociação com a PF. Neste sábado ele falou durante pronunciamento que iria se entregar e "provar a sua inocência".

Recursos

A defesa de Lula ingressou com pedido de habeas corpus ainda na noite de quinta-feira (05), para evitar a prisão de Lula. O pedido foi negado pelo ministro Felix Fischer. Na sexta um novo pedido foi feito pelos advogados do ex-presidente, desta vez ao STF, e o habeas corpus também foi negado. A decisão foi dada pelo ministro Edson Fachin.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Ex-presidente Lula diz que vai se entregar à Polícia Federal e provar sua inocência

Ministro Edson Fachin nega novo pedido do ex-presidente Lula para evitar prisão

Advogados de Lula ingressam com novo recurso no STF para impedir prisão

Ministros do SupremoTribunal Federal rejeitam HC e autorizam a prisão do ex-presidente Lula

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.