Fechar
GP1

Brasil

Ministro Dias Toffoli nega pedido de Dirceu para evitar prisão

Os seus advogados ingressaram com essa liminar com o objetivo de garantir o direito do ex-ministro de ficar em liberdade, mesmo com a decisão do TRF-4.

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta quinta-feira (19) o pedido liminar apresentado pela defesa do ex-ministro José Dirceu, que tenta evitar sua prisão. Nesta sexta, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) rejeitou por unanimidade embargos infringentes do ex-ministro contra decisão que o condenou a 30 anos e 9 meses na Operação Lava Jato.

A situação de Dirceu é parecida com a que o ex-presidente Lula também passou. Os seus advogados ingressaram com essa liminar com o objetivo de garantir o direito do ex-ministro de ficar em liberdade, mesmo com a decisão do TRF-4 que negou o recurso nesta quinta.

  • Foto: Dida Sampaio/Estadão ConteúdoJosé DirceuJosé Dirceu

Dias Toffoli decidiu não conceder neste momento a liminar, pois afirmou que a decisão deveria ser analisada pela corte da Segunda Turma, já que eles é que foram responsáveis pela concessão do habeas corpus que deixou Dirceu em liberdade. Ele ainda pediu que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste sobre o pedido.

“No que diz respeito à questão de fundo, não obstante os bens lançados argumentos da defesa, ressalto diante dos recentes julgamentos do plenário desta Corte, a impossibilidade de atuação individual deste relator em hipóteses como esta”, escreveu o ministro em sua decisão.

Ele ainda destacou que como possui o posicionamento de que as prisões só devem ser analisadas após o último recurso ser julgado no Supremo Tribunal de Justiça (STJ), seria melhor que o caso do Dirceu fosse julgado pela corte, com a presença dos cinco ministros.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.