Fechar
GP1

Brasil

Moro exibe troca de mensagens em que Bolsonaro cobra mudança na PF

Após deixar o Ministério da Justiça, Sérgio Moro enviou ao Jornal Nacional, na tarde desta sexta-feira (24), registros de uma troca de mensagens que teve entre ele e Bolsonaro.
Por Estadão Conteúdo

O presidente Jair Bolsonaro citou uma investigação contra deputados aliados ao pedir a troca do diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, em mensagem, por WhatsApp, ao ex-ministro da Justiça Sérgio Moro. O Estado obteve acesso às imagens.

Na imagem do diálogo, Bolsonaro envia a Moro o link de uma notícia do portal O Antagonista, com a manchete: PF na cola de 10 a 12 deputados bolsonaristas. “Mais um motivo para a troca”, diz o presidente. A matéria faz referência ao inquérito das fake news, conduzido no Supremo Tribunal Federal.

Em seguida, Moro explica ao presidente que as diligências foram determinadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.

  • Foto: Estadão Conteúdo Troca de mensagens entre Sérgio Moro e Bolsonaro Troca de mensagens entre Sérgio Moro e Bolsonaro

“Este inquérito eh conduzido pelo ministro Alexandre no STF, diligências por ele determinadas, quebras por ele determinadas, buscas por ele determinadas. Conversamos 0900”, diz Moro, em referência à reunião que teria no dia seguinte com Bolsonaro.

Moro também exibiu uma conversa com a deputada federal Carla Zambelli, em que ela pede para que o ministro aceite uma vaga no STF em setembro, e também a troca na PF, pelo diretor da Abin. “Va em setembro para o STF. Eu me comprometo a ajudar. A fazer o JB prometer”.

“Prezada, não estou à venda”, responde Moro.

“Ministro, por favor… milhões de brasileiros vão se desfazer”, diz Zambelli.

  • Foto: Estadão Conteúdo Troca de mensagens entre Sérgio Moro e Zambelli Troca de mensagens entre Sérgio Moro e Zambelli

A imagem foi usada por Moro para rebater a acusação de Bolsonaro de que ele teria pedido uma vaga no STF ao presidente, em troca de aceitar a demissão de Valeixo.

O Estado antecipou que ambos tiveram inúmeras conversas, pessoais e de governo, especialmente pelo WhatsApp, canal usado pelo presidente para dar ordens aos subordinados, e que essas conversas estavam entre as provas das acusações de Moro.

Moro tem uma experiência de 22 anos na função de juiz criminal e sabe, como poucos, que não se acusa alguém sem provas concretas. Pelo menos sete crimes que Bolsonaro teria cometido foram apontados pelo ex-ministro no pronunciamento que fez nesta sexta-feira.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sérgio Moro anuncia saída do Governo Jair Bolsonaro

Sérgio Moro tem provas contra presidente Bolsonaro

Acompanhe pronunciamento de Bolsonaro após demissão de Moro

Moro condicionou troca de Valeixo a indicação para o STF, acusa Bolsonaro

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.