Fechar
GP1

Política

‘Não posso decidir sozinho’, diz Davi Alcolumbre sobre caso Chico Rodrigues

Cabe ao presidente do Senado reativar o Conselho de Ética, paralisado devido à pandemia: ‘tenho de dividir com todos que estão preocupados com o coronavírus’.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), evitou se comprometer, nesta terça-feira, 20, com a reabertura do Conselho de Ética da Casa para investigar o senador Chico Rodrigues (DEM-RR), flagrado pela Polícia Federal, na semana passada, com R$ 33.150 na cueca. Cabe a Alcolumbre a decisão de reativar o colegiado, paralisado por causa da pandemia do coronavírus, mas ele disse que não mudará a programação por “conveniência”.

“Eu não posso por uma conveniência ou não, de um assunto ou outro, decidir sozinho isso. Eu tenho que dividir com todos que estão preocupados com o coronavírus”, afirmou Alcolumbre ao chegar nesta terça-feira, 20, ao Senado. Na prática, a estratégia articulada até agora garante sobrevida a Rodrigues, que é acusado de desviar recursos destinados ao combate da pandemia do coronavírus.

Alcolumbre disse que vai discutir a reativação de todas as comissões da Casa, inclusive do Conselho de Ética, somente daqui a duas semanas. Questionado se o escândalo envolvendo Rodrigues não demandaria uma resposta urgente do Senado, Alcolumbre minimizou o caso. “E os outros projetos que estão nas outras comissões não são (urgentes)? Tem matérias em todas as comissões”, respondeu ele. A próxima reunião de líderes está marcada para 4 de novembro.

Rodrigues decidiu se afastar do mandato por 121 dias, abrindo assim caminho para a posse do primeiro suplente, Pedro Arthur, que é seu filho. Ex-líder do governo de Jair Bolsonaro no Senado, Rodrigues é alvo de uma representação no Conselho de Ética que pode cassar o seu mandato. A reunião do colegiado, porém, depende do retorno presencial das comissões da Casa, interrompidas por causa da covid-19.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Luís Barroso suspende ordem de afastamento do senador Chico Rodrigues

Flagrado com dinheiro na cueca, Chico Rodrigues pede afastamento do Senado

STF deve confirmar afastamento do senador Chico Rodrigues

Presidente do Conselho de Ética quer que Chico Rodrigues se afaste do mandato

Chico Rodrigues deixa Conselho de Ética do Senado Federal

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.