Fechar
GP1

Mundo

Narcotraficante El Chapo é condenado à prisão perpétua

Líder do cartel de Sinaloa estava sendo julgado por um tribunal federal em Nova York.

O líder do Cartel de Sinaloa, Joaquín “El Chapo” Guzmán, foi condenado nesta quarta-feira, 17, à prisão perpétua pela Justiça federal dos Estados Unidos.

Depois de três meses em que a promotoria apresentou uma montanha de provas, em 12 de fevereiro, um júri declarou "El Chapo" culpado de traficar ou tentar traficar mais de 1.250 toneladas de drogas aos Estados Unidos, principalmente cocaína.

O curioso julgamento do mexicano em Nova York foi um mergulho surrealista dentro de um dos maiores cartéis de drogas, uma janela aberta para a vida até então misteriosa do chefão mexicano, famoso pelos túneis construídos para traficar drogas para os Estados Unidos ou para escapar da prisão.

Como numa série de TV sobre o narcotráfico, dezenas de personagens reais, incluídas 56 testemunhas do governo americano, entre eles velhos sócios de "El Chapo", rivais, uma ex-amante e agentes do FBI, relataram a história do criminoso. Confira os momentos mais marcantes do processo:

Torturas, assassinatos

Ex-matador de "El Chapo", Isaías "Memín" Valdez Ríos garantiu que viu o próprio chefe torturar e executar três traficantes rivais. Um deles foi enterrado vivo depois de ser baleado pelo líder criminoso, outros dois foram espancados a pauladas antes de serem executados e lançados em uma fogueira.

A promotoria garante que "El Chapo" mandou matar ou torturou e assassinou com as próprias mãos pelo menos 26 pessoas ou grupos de pessoas.

Subornos

Dois ex-sócios de "El Chapo" contaram como subornaram com milhões de dólares em dinheiro funcionários do alto escalão do governo mexicano para encontrar rivais, expandir o negócio e fugir das autoridades, bem como da polícia judiciária, federal e municipal, militares e até da Interpol.

Segundo o advogado do narcotraficante, Jeffrey Lichtman, também receberam propina dois ex-presidentes do México, Enrique Peña Nieto e Felipe Calderón, que negaram as acusações.

Chupeta

Com o rosto desfigurado por incontáveis cirurgias plásticas para modificar os olhos, nariz, mandíbula, bochechas e orelhas, o ex-chefe do cartel colombiano Norte del Valle Juan Carlos "Chupeta" Ramírez contou como com a ajuda do criminoso mexicano para exportou mais de 400 toneladas de cocaína para os Estados Unidos entre 1989 e 2007, ano em que foi detido.

Chupeta, que confessou ter ordenado a morte de cerca de 150 pessoas e ser um dos principais fornecedores de cocaína de "El Chapo", disse que contratou seus serviços (com pagamento em droga) porque enviava os carregamentos para os Estados Unidos muito rápido.

Negociante

O ex-contador de "El Chapo", Jesús "Rei" Zambada, irmão do cofundador do cartel de Sinaloa Ismael "Maio" Zambada, relatou que o comprava cocaína colombiana por US$ 3 mil o quilo e a vendia em Nova York por US$ 35 mil.

Milionário

Tratamentos de rejuvenescimento em clínicas suíças, uma mansão em frente ao mar em Acapulco com um iate chamado "Chapito" na porta, ranchos em todos os estados, quatro jatos e um zoológico particular com leões e panteras, onde ele passeava em um trenzinho.

Na década de 1990, a cocaína "era o melhor negócio do mundo" e "El Chapo" era o rei do México, relatou o ex-tesoureiro do traficante, Miguel Ángel "Gordo" Martínez, que escapou de quatro tentativas de homicídio ordenadas pelo ex-chefe. "Viajávamos por todo o mundo (...) Brasil, Argentina, Aruba, por toda Europa, Japão, Hong Kong, Tailândia, Peru, Cuba, Colômbia, Panamá", enumerou. E para Macau "para apostar".

A amante

Ex-amante e ex-sócia de "El Chapo", Lucero Guadalupe Sánchez López contou diante da mulher do ex-parceiro, Emma Coronel, como numa madrugada de 2014 ambos evitaram ser presos por fuzileiros mexicanos ao escapar por um túnel construído debaixo de uma banheira, numa casa de Culiacán.

"El Chapo" estava totalmente nu e saiu correndo na frente, deixando-a para trás.

Diretor de cinema

"El Chapo" queria produzir e dirigir um filme sobre sua vida, tendo trabalhado vários anos nesse projeto, disse seu ex-braço direito, o narcotraficante colombiano Alex Cifuentes.

Para a produção, desejava contar com a assessoria da atriz Kate Del Castillo, com quem falava por telefone e queria que atuasse no filme, com roteiro elaborado em parceria com um produtor colombiano que chegou a ser contratado para a empreitada.

O outro Chapo

O criminoso mexicano Alejandro Edda, ator que o interpretou na série Narcos: México, produzida pela Netflix, trocou cumprimentos com o narcotraficante no tribunal.

Edda disse que foi "estudar um senhor que de certa maneira é como um mito, uma lenda". "El Chapo" sorriu e disse ao advogado que seu intérprete não era tão alto quando imaginava.

A esposa

Emma Coronel, a esposa de "El Chapo" de 30 anos, mãe de suas pequenas filhas gêmeas, acompanhou praticamente todos os dias do julgamento, olhando e sorrindo para o marido de 62 anos.

As autoridades não deixam ela ter qualquer tipo de contato físico o ou por telefone com o narcotraficante.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.