Fechar
GP1

Política

"Ninguém pode decidir sozinho", diz Iracema Portella sobre chapa pura

A decisão de seguir uma chapa pura não tem agradado os aliados. O Progressistas seria uma das legendas descontentes com esse posicionamento.

A deputada federal Iracema Portella (Progressistas) afirmou ao GP1 que espera que o MDB e o PT revejam seu posicionamento sobre seguir com uma chapa pura para a disputa proporcional na eleição deste ano.

Assis Carvalho, presidente estadual do PT, afirmou que em relação a disputa para deputado estadual, o partido já decidiu que irá para uma chapa pura. Já Marcelo Castro, presidente estadual do MDB, defendeu que o partido siga sozinho na disputa proporcional e declarou que essa seria a estratégia mais eficiente.

  • Foto: Wanessa Gomes/GP1Iracema PortellaIracema Portella

Como são partidos de grande expressão política, a decisão de seguir uma chapa pura não tem agradado os aliados. O Progressistas seria uma das legendas descontentes com esse posicionamento.

Questionada sobre as manifestações dos parlamentares, a deputada Iracema Portella defendeu mais conversas para se chegar a um acordo e disse que precisa haver um consenso. “Acho que ainda temos que nos reunir, todos, fazer essa reunião para decidir em conjunto, até porque existe uma coligação, ninguém pode decidir sozinho. Temos que nos reunir para ver que consenso a gente chega”, afirmou.

Ela disse acreditar que ir para a disputa proporcional com os partidos aliados juntos é a melhor opção. “Acho que o ideal seria coligado, mas vamos ver como vai ficar [após as conversas]”, finalizou.

Coligação proporcional

No caso dos deputados, o sistema é proporcional e os escolhidos são definidos após alguns cálculos. Na hora da totalização dos votos, a Justiça Eleitoral exclui os votos brancos e nulos para fazer a divisão das vagas, calculando o chamado o quociente eleitoral.

É o número de votos que cada partido ou coligação precisa alcançar para conseguir uma cadeira no Legislativo. São considerados eleitos os primeiros candidatos de cada partido ou coligação, por causa disso nem sempre os candidatos que recebem mais votos acabam eleitos. Se o candidato estiver em uma chapa com muitos candidatos bem votados é possível que ele não consiga se eleger mesmo tendo mais votos do que adversários de outros partidos ou coligações que conquistam vagas devido à configuração interna de suas chapas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.