Fechar
GP1

Brasil

Número de mortes por coronavírus no Brasil sobe para 18, diz Ministério

O Ministério da Saúde já declarou estado de transmissão comunitária em todo o Brasil. A ação tem a intenção de unificar ações em todos os Estados.

O Ministério da Saúde informou na tarde deste sábado (21) que o Brasil tem 1.128 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) e 18 mortes em todo o País. O número de óbitos divulgado pelo governo representa um índice de 1,6%.

Na região Norte do Brasil possui 26 casos divididos em 7 estados; no Nordeste são 168 casos confirmados entre 9 estados; no Sudeste são 642 casos entre 4 estados; no Centro-Oeste são 138 casos em 4 estados e no Sul são 154 casos em 3 estados. Até o momento, Roraima é o único estado do país que não tem casos do covid-19.

A pasta declarou nesta sexta-feira (20), o estado de transmissão comunitária em todo o Brasil. A ação tem a intenção de unificar ações em todos os Estados e tornar mais restritivas as medidas de contenção do covid-19, como a restrição da circulação de pessoas acima de 60 anos. O ministério também garante a possibilidade de atestado médico para a família de pessoas com sintomas de gripe, independente da idade.

Os Estados que já registraram a transmissão comunitária, também conhecida como sustentada, são Rio, Minas, Santa Catarina, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. Este tipo de propagação é caracterizada no momento em que não é mais possível identificar a origem da contaminação de uma pessoa naquela cidade. Ainda assim, o governo decidiu ampliar a medida para todos os entes da federação.

Pessoas com sintomas de gripe serão tratadas como se estivessem com o covid-19, mesmo antes de realizar o exame. Os sintomas considerados são tosse seca, dor de garganta ou dificuldade respiratória, acompanhada ou não de febre.

Os familiares do paciente com suspeita de covid-19 não precisarão ir pessoalmente à unidade de saúde, mas será preciso apresentar declaração com a relação de pessoas que residem no mesmo endereço. Para os idosos, as recomendações ficam ainda mais expressas no que diz respeito ao isolamento social. Como eles fazem parte do grupo de risco, que demandam maior número de internações, a iniciativa tenta evitar a superlotação de hospitais caso haja muitas contaminações simultâneas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ministério da Saúde declara estado de transmissão comunitária de covid-19

Ministério da Saúde diz que Brasil tem 621 casos confirmados de coronavírus

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.