Fechar
GP1

Saúde

OMS vai retomar testes com hidroxicloroquina no tratamento da covid-19

Entidade anunciou nova decisão sobre o medicamento nesta quarta-feira, 3.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou, nesta quarta-feira (03), que vai retomar os testes com a hidroxicloroquina em pacientes com covid-19 . O remédio estava temporariamente suspenso do ensaio clínico global da entidade — o projeto Solidariedade — desde o último dia 25, mas agora voltará à ativa.

A decisão se baseia em dados recolhidos pela própria OMS, no Solidariedade, em pacientes que tomaram a hidroxicloroquina. De acordo com o Comitê de Segurança e Monitoramento de Dados do órgão, não há riscos evidentes no uso do medicamento. O projeto conta com a participação de 35 países ao redor do mundo, que já recrutaram 3,5 mil infectados pelo novo coronavírus em hospitais para testar a eficácia de possíveis tratamentos.

"Com base nos dados de mortalidade disponíveis, os membros do comitê afirmaram que não há motivos para modificar o protocolo dos testes com hidroxicloroquina. O Grupo Executivo endossou a continuidade e vai comunicar a decisão aos principais pesquisadores do Solidariedade. O comitê continuará monitorando de perto a segurança de todos os tratamentos testados no ensaio clínico", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Além da hidroxicloroquina, outras três drogas são analisadas pelo Solidariedade como alternativas para combater a covid-19: o remdesivir (usado no tratamento do ebola), o lopinavir/ritonavir (HIV) e o interferon beta-1a (esclerose múltipla).

Na suspensão temporária, de semana passada, a interrupção se apoiava um estudo externo, publicado na revista científica The Lancet, que alertou para os riscos de arritmia cardíaca em pacientes da covid-19 que tomaram hidroxicloroquina.

Nesta terça-feira, 2, porém, o periódico emitiu um “manifesto de preocupação” sobre esse estudo, pois especialistas levantaram “sérias dúvidas científicas” sobre a metodologia utilizada. A pesquisa está sob auditoria independente para apurar a proveniência e a validação dos dados.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Médicos piauienses desenvolvem pesquisa sobre uso de cloroquina

Conheça o protocolo da Sesapi que usa cloroquina no tratamento da covid-19

Ministério da Saúde libera cloroquina para todos pacientes com covid-19

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.